O Blog do Rúgbi

Campeão deste fim de semana leva última vaga olímpica do rúgbi masculino

UOL Esporte

Favorita, Samoa corre atrás do 12º posto do rúgbi masculino na Rio-2016 (Crédito: Roger Sedres/Gallo Images/Getty Images)

Favorita, Samoa corre atrás do 12º posto do rúgbi masculino na Rio-2016
(Crédito: Roger Sedres/Gallo Images/Getty Images)

Por Bruno Romano

Nada melhor do que um torneio completo de Sevens com 16 seleções em busca de um título motivador. Neste fim de semana, no Principado de Mônaco, será disputada a taça da repescagem mundial, que dá direito a última vaga do rúgbi masculino na Rio-2016.

As seleções cabeças de chave dos quatro grupos têm leve vantagem pelo histórico na modalidade: Samoa (A), Canadá (B), Rússia (C) e Hong Kong (D). Os dois primeiros estão acostumados a jogar o Circuito Mundial – sendo que Samoa já faturou uma temporada em 2010 e fez final de etapa neste ano, batendo Fiji na decisão de Paris.

Outras doze equipes lutam pela sonhada vaga: Zimbábue, Tonga e Irlanda (grupo A), Alemanha, Uruguai e Sri Lanka (grupo B), Chile, Marrocos e Tunísia (grupo C) e Espanha, México e Coréia do Sul (grupo D). Tonganeses, espanhóis e uruguaios se destacam, em qualidade e retrospecto, em meio a tantas equipes.

O vencedor em Mônaco vai entrar para um seleto grupo que representará a tão esperada volta do rúgbi aos Jogos Olímpicos. Além do Brasil, que ganhou vaga por ser país sede, outras dez seleções já estão com a cabeça no Rio de Janeiro.

São elas Fiji, Nova Zelândia, Grã-Bretanha e África do Sul (que garantiram o posto via Circuito Mundial 2014-2015), juntos de Austrália, Estados Unidos, França, Japão e Quênia, classificados como campeões de torneios continentais.

Se decifrar quem vai faturar a repescagem já é difícil, prever as medalhas olímpicas é ainda mais desafiador. Ainda mais levando em conta uma temporada de Sevens cheia de surpresas.

Vencido com méritos por Fiji, o Circuito Mundial de Sevens 2015-2015, grande termômetro dos Jogos do Rio, começou com o surpreendente Estados Unidos abalando a hegemonia (e a moral) da Nova Zelândia.

Teve ainda uma inesquecível vitória de Quênia sobre Fiji na decisão de Singapura e um incrível triunfo da Escócia na última etapa, apenas um fim de semana depois de Samoa, favorita neste fim de semana em Mônaco, fazer a sua festa no torneio final.