O Blog do Rúgbi

Ouro na Olimpíada, Fiji eleva nível do Sevens de Punta no Uruguai

UOL Esporte

Seleção fijiana de Sevens foi campeã na Rio-2016 (Mark Kolbe/Getty Images)

Seleção fijiana de Sevens foi campeã na Rio-2016 (Mark Kolbe/Getty Images)

Por Bruno Romano

O ano mal começou, mas o ritmo do rúgbi já está acelerado. O tradicional Sevens de Punta del Este, no Uruguai, terá uma versão ainda mais ''quente'' e disputada em 2017. Confirmado para os próximos dias 6 e 7, o torneio traz como convidadas as seleções dos Estados Unidos, Canadá e Fiji, campeã da Olimpíada Rio-2016.

Por mais que os fijianos tenham mandado para a América do Sul os ''Baabaas'', equipe de desenvolvimento do país, a presença das potências de outros continentes dão uma nova cara para a competição de estreia do ano.

Maior força local, a Argentina apostou na mesma fórmula da ousada e sempre envolvente seleção da Oceania, convocando novos nomes. Apenas quatro atletas da lista dos Pumas Sevens jogaram a última etapa do Circuito Mundial.

Renovação e espaço para jovens talentos também tem guiado o novo ciclo do Brasil. É com um olho do enorme desafio imediato e outro no trabalho de longo prazo que o neozelandês Jake Mangin fará sua estreia como comandante dos Tupis.

A seleção terá pela frente Argentina, Estados Unidos e Uruguai, no grupo B. Na outra chave, Fiji, Canadá, Chile e Colômbia duelam pelas vagas no mata-mata.

Mais do que aquecer os motores de 2017 e testar novidades, o Sevens de Punta também faz parte de um classificatório entre as seleções sul-americanas para vagas nas etapas de Las Vegas e Vancouver do Circuito Mundial. O ano mal começou, é verdade, mas já surge cheio de grandes desafios e ótimas oportunidades.