O Blog do Rúgbi

Curitiba surpreende, bate Desterro nos pênaltis e é bicampeão do Super 8

UOL Esporte

Foto: Susi Seitz/Curitiba Rugby

Foto: Susi Seitz/Curitiba Rugby

Por Bruno Freitas
Do UOL, em São Paulo

Não faltou emoção na decisão do Super 8. Neste sábado (5), no estádio do Canindé, em São Paulo, o Curitiba Rugby surpreendeu o favorito Desterro e se tornou bicampeão da principal competição da modalidade no Brasil. Com dois penais e um try para cada lado, as equipes empataram no tempo normal e na prorrogação por 13 a 13. Na disputa de pênaltis, a primeira da história em uma final do torneio, a vitória veio por 2 a 1, após Ilha e Leonardo converterem suas cobranças.

O Desterro chegou com o favoritismo à final depois de uma campanha quase irretocável, com 13 vitórias em 14 partidas. Já o Curitiba conseguiu assegurar a vaga na decisão apenas no último jogo, em um confronto direto com os paulistas do São José, que terminou com triunfo paranaense por 32 a 30. No final, a campanha do time apontou 10 vitórias e 4 derrotas.

As duas equipes fizeram um primeiro tempo morno, de muita marcação e sem nenhum try anotado. Quem abriu o placar foi o Desterro. Após pressão no campo ofensivo, Panta teve a oportunidade de bater um penal e não desperdiçou. Aos 16min, chutou de uma distância de aproximadamente 25 metros e marcou os três primeiros pontos para sua equipe.

Atrás do placar, o Curitiba começou a sair mais para o jogo e, aos poucos, foi conquistando território e chances para igualar. Perto do final da etapa inicial, Chicho também converteu um penal e empatou o marcador em 3 a 3. Esse foi o 141º ponto de Chicho no Super 8, artilheiro isolado da competição.

Na etapa final, Curitiba tentava pressionar, mas um novo erro prejudicou sua campanha na partida. Após cometer mais um penal, Panta novamente cobrou com precisão, de longa distância e colocou o Desterro em vantagem no placar.

Com uma formação fixa dominante, e um scrum muito bom, o Curitiba voltou a pressionar o Desterro até conseguir a virada. Aos 20min da etapa final, Ilha aproveitou um vacilo da defesa, cobrou um penal rápido e conseguiu anotar um try. A equipe ainda foi bem na conversão de dois pontos e virou o placar para 10 a 6.

Panta ainda teve a chance de fazer os catarinenses encostarem no marcador na parte final da partida, mas desperdiçou um penal e viu Chicho ser mais efetivo para anotar mais três pontos e praticamente decretar a vitória do Curitiba. Neste momento, bastava o Curitiba mandar a bola para fora para se tornar bicampeão. No entanto, o inesperável aconteceu. Já no tempo adicional, Desterro conseguiu arrancar com a bola em uma jogada de ''vida ou morte'' e anotou um try polêmico, marcado por Rodox, que levou a decisão para a prorrogação após a conversão de dois pontos.

Na prorrogação – dois tempos de dez minutos -, ninguém conseguiu pontuar e a decisão foi para os pênaltis. Sinho abriu com categoria para o Desterro, mas viu todos seus companheiros errarem. Ilha, na última cobrança para o Curitiba, empatou, e Leonardo, já nas alternadas, decretou o título paranaense.

Esta foi a terceira final consecutiva do Curitiba, que venceu a edição de 2014 e acabou com o vice-campeonato no ano seguinte. O Desterro, por sua vez, estava atrás do tetra brasileiro nesta temporada, já que triunfou nos torneios de 1996, 2000 e 2005.