O Blog do Rúgbi

All Blacks superam Barcelona e Warriors para faturar o prêmio Laureus

UOL Esporte

Richie McCaw e Steve Hansen recebem o Laureus 2016 pelos All Blacks (Foto: Ian Walton/Getty Images)

Richie McCaw e Steve Hansen recebem o Laureus 2016 pelos All Blacks (Foto: Ian Walton/Getty Images)

O “Oscar do Esporte” de 2016 ficou com a seleção de rúgbi da Nova Zelândia. O tradicional prêmio Laureus, premiou pela primeira vez na história os All Blacks como a Equipe do Ano.

O reconhecimento deixa claro a força da Copa do Mundo de Rúgbi no cenário esportivo, e celebra a seleção tida como a melhor de todos os tempos.

A votação também contava com equipes e seleções de outras modalidades, com destaque para o Barcelona, no futebol espanhol, e o Golden State Warriors, no basquete dos Estados Unidos.

A seleção norte-americana feminina de futebol, a equipe britânica de tênis da Copa Davis e a Mercedes, da Fórmula 1, também estavam na lista final do Laureus deste ano.

“Para nós, já é uma honra, vindo de um país tão longe, ser nomeado ao prêmio. Ganhá-lo é incrível, difícil de descrever”, disse Richie McCaw, capitão dos All Blacks no Mundial 2015, que se aposentou da seleção no fim do ano passado.

“Não vencemos o Mundial apenas por nós mesmos, mas pelas pessoas de nosso país. Foi incrível voltar da Inglaterra e ver como nosso povo estava orgulhoso do que tínhamos feito”, completou Richie na cerimônia da última segunda-feira em Berlim.

Steve Hansen, treinador dos All Blacks, também falou em nome da seleção: “Faz parte do esporte ganhar e perder, aprendendo lições neste caminho. Nós representamos aqui, na verdade, todos os esportistas que levam sua vida em prol de um mundo melhor, em especial as novas gerações”.

Os All Blacks são a terceira seleção de rúgbi condecorada com o Laureus. A Inglaterra (2004) e a África do Sul (2008) haviam sido premiadas, também nos anos seguintes de títulos mundiais.

Um dos All Blacks também recebeu uma homenagem especial: Dan Carter, atualmente no Racing 92, da França. Carter, que foi decisivo no Mundial 2015 com a camisa 10, faturou o Laureus de “Retorno do Ano”, superando nomes como o nadador norte-americano Michael Phelps e o surfista australiano Mick Fanning.