O Blog do Rúgbi

Quênia choca o rúgbi olímpico com título inédito no Circuito Mundial

UOL Esporte

Vencer uma etapa de Circuito Mundial de Sevens está longe de ser fácil. Ainda mais contra Fiji, líder da temporada e atual campeão da competição. Mas a seleção de Quênia deu conta do recado, surpreendeu o mundo do rúgbi, e venceu seu primeiro torneio na história do Circuito.

O dia mais marcante para o rúgbi no país africano será inesquecível tanto para os quenianos como para a competição. A vitória ganha ainda mais peso pela aproximação da Olimpíada – os quenianos já têm vaga garantida nos Jogos Rio-2016.

O título ganhou até reconhecimento imediato do presidente do país, Uhuru Kenyatta. “Vocês nos deixaram muito orgulhosos, que a nossa estrela continue brilhando forte na forma de uma potência nos esportes”, postou, via mídias sociais, após a conquista. Honrarias merecidas e oportunismo a parte, o feito tem força para ajudar o esporte a se popularizar ainda mais entre os quenianos.

Garra, velocidade e resistência já são atributos bem conhecidos de atletas de Quênia, sobretudo em provas individuais de atletismo. O que marca para sempre este troféu em Singapura, válido pela 8ª etapa do Circuito 2015-16, é o triunfo coletivo, depois de anos de esforço e dedicação.

Foram 140 torneios disputados na elite para, enfim, premiar Quênia com seu primeiro título. Esta, aliás, foi apenas a terceira final de Circuito que a seleção disputou, após dois vices: em Adelaide (Austrália), 2009, e Wellington (Nova Zelândia), 2013.

O destaque dentro de campo ficou com Collins Injera. Na semifinal, ele acertou um chute técnico e decisivo para cravar a vitória contra Argentina. Já no duelo final com Fiji, fez dois tries, ajudando a abrir uma vantagem de 20-0 no primeiro tempo.

Líder da equipe, o queniano está a cinco tries de igualar o argentino Santiago Gomez Cora, atual treinador da Argentina, como maior “tryman” da história do Circuito.

“A gente estava esperando por este momento há muito tempo e, quando chegou a hora, estávamos prontos e confiantes. Esta foi para todo o povo de Quênia”, comemorou Injera, logo após a decisão.

Crédito: Lionel Ng/Getty Images

Crédito: Lionel Ng/Getty Images