Top 5 do mundo, rúgbi argentino começa nova era com estreia dos Jaguares
UOL Esporte
Muitas vezes, mais vale uma derrota para uma equipe mais forte do que uma vitória contra um time mais fraco, diz a máxima do rúgbi. É com este pensamento que os Jaguares, mais nova franquia profissional da Argentina, fizeram seu primeiro amistoso da história contra os sul-africanos dos Stormers.
A equipe comandada por Raúl Perez caiu por 29-14, em partida realizada na Cidade do Cabo, no último fim de semana. O elenco argentino de mais de 30 atletas conta com jogadores chave da seleção no último Mundial.
É o caso do capitão dos Pumas Agustín Creevy (#2), do segunda linha Tomás Lavanini (#5), dos médios Martín Landajo (#9) e Nicolás Sánchez e dos jogadores de linha Santiago Cordero (#11) e Joaquín Tuculet (#15).
Em entrevistas pós-jogo, os argentinos confirmaram que sentiram muito a diferença no ritmo de jogo e no físico dos adversários. O camisa 10 Nico Sánchez chegou a dizer que a potência dos rivais surpreendeu os Jaguares.
A participação dos Jaguares no Super Rugby, aliás, tem exatamente o objetivo de elevar os “hermanos” ao nível das maiores forças do hemisfério sul – e isso passa diretamente pelo embate físico.
Os Stormers também não eram um oponente qualquer: foram terceiros colocados na última temporada da competição, vencida pelos neozelandeses dos Highlanders.
Depois do amistoso (e de cinco semanas de fortes treinos físicos), os Jaguares a estreia no Super Rugby no fim deste mês, marcada na própria África do Sul, contra os Cheetahs no dia 26 de fevereiro.
Para os mais otimistas, os Jaguares representam o nascimento de uma das grandes favoritas ao próximo Mundial de Rúgbi, em 2019.