O Blog do Rúgbi

Com craques da seleção, Argentina anuncia novo time do Super Rugby

UOL Esporte

Agustín Creevy, capitão dos Pumas, será o líder dos Jaguares

Agustín Creevy, capitão dos Pumas, será o líder dos Jaguares

Os jogadores dos Pumas, seleção argentina de rúgbi, não precisam esperar até a próxima Copa do Mundo (ou até os duelos de Rugby Championship) para jogar mais vezes juntos. A maior parte deles agora faz parte de um clube: os Jaguares, nova franquia que teve seu nome anunciado oficialmente nesta quarta-feira. A partir de 2016, eles jogarão o disputado Super Rugby, maior competição de times do hemisfério sul.

O torneio existe desde 1996, com as principais franquias da Nova Zelândia, Austrália e África do Sul – o Japão também entrará em 2016, com os Sunwolves, completando inéditos 18 times.

Os Jaguares terão a disposição jogadores como Agustín Creevy, capitão dos Pumas, além de destaques do Mundial 2015 como Juan Martín Hernández, Nicolás Sánchez e Martín Landajo.

A União Argentina de Rúgbi também apostou na nova geração Puma, garantindo contrato com atletas de altíssimo potencial: Santiago Cordero, Pablo Matera e Tomás Lavanini.

O treinador da franquia será Raúl Pérez, ex-comandante do Duendes de Rosário, e assistente do treinador dos Pumas Daniel Hourcade desde o início de seu trabalho em 2013. A comissão técnica também conta com Felipe Contepomi, ídolo na Argentina e ex-jogador da seleção.

A chegada dos Jaguares aproxima o rúgbi sul-americano do mais alto nível de jogo do planeta. A franquia jogará no estádio do Vélez Sarsfield e treinará no Buenos Aires Cricket & Rugby Club, ambos na capital argentina.

Os treinos começam no dia 4 de janeiro e o primeiro duelo será no dia 26 de fevereiro contra os Cheetahs, na África do Sul. O primeiro jogo em território argentino está confirmado para 18 de março, contra os neozelandeses do Chiefs.