O Blog do Rúgbi

Cartolas recuam, e absurda união de gigantes da França é cancelada

UOL Esporte

(Papé liderou greve contra a fusão com o Racing 92 – Crédito: David Rogers/Getty Images)

Por Bruno Romano

Foi por água abaixo a polêmica ideia de unir dois tradicionais clubes de Paris, o Stade Français e o Racing 92, que havia sido confirmada na última semana. Os proprietários das equipes anunciaram o cancelamento da fusão, para alívio geral.

Segundo Jacky Lorenzetti, dono do Racing, ouvir críticas de todos os lados os levou a conclusão de que várias condições (sociais, políticas, culturais, humanas e esportivas) do acordo não estavam em harmonia. O Racing já divulgou o cancelamento em suas mídias.

Do outro lado, para Thomas Savare, do Stade, o anúncio veio junto de um pedido de demissão. Thomas garantiu que deixará o clube, sinalizando um prazo de três meses para que se encontre um novo chefe.

Como dá para imaginar, a fusão dos rivais não tinha agradado nem um pouco torcedores e atletas. Os jogadores dos clubes, inclusive, haviam entrado em greve por tempo indeterminado, e chegaram a perder a rodada do fim de semana no campeonato francês.

O tema ganhou ainda mais destaque na mídia mundial já que Racing e Stade são os últimos dois campeões do Top 14, a primeira divisão da França. As duas agremiações, aliás, estão ligadas ao próprio surgimento do torneio há mais de 100 anos.