O Blog do Rúgbi

Única a vencer os All Blacks em 2016, Irlanda desponta na Champions Cup

UOL Esporte


Por Bruno Romano

Dos quatro times já garantidos nas quartas-de-final da Champions Cup, dois são irlandeses: Leinster e Munster. A classificação antecipada das duas franquias – ao lado do francês Clermont e do inglês Saracens, atual campeão europeu – colocam a Irlanda em evidência no principal torneio de clubes do continente.

Há dois meses, o rúgbi irlandês já havia ganhado os holofotes por derrubar uma seleção que parecia imbatível: os All Blacks. A vitória sobre a Nova Zelândia, em Chicago (EUA), foi a única queda dos homens de preto em 14 jogos disputados em 2016.

O embalo da seleção vem da qualidade de equipes como o Leinster e o Munster, duas das quatro províncias do país que são representadas por clubes de rúgbi homônimos. Connacht e Ulster são as outras regiões que também jogam na elite europeia. Ambas seguem com chances de se classificar para o mata-mata da Champions.

Na rodada do último fim de semana, o Leinster aplicou incríveis 57-03 sobre o Montpellier (vídeo), clube francês com ótimo nível de rúgbi, longe de ser um saco pancadas em potencial. Já o Munster derrubou o Glasgow Warriors fora de casa por 14-12 em um duelo duro que carimbou o passaporte para a próxima fase.

Os quatro classificados até aqui não apenas jogam a sexta e última rodada mais tranquilos, como garantem mando de jogo nas quartas. Com formato de partida única, a vantagem pode ser um grande diferencial.

As outras quatro vagas para o mata-mata serão disputadas entre 11 clubes ainda com chances matemáticas. A chance final de seguir na luta pelo topo do rúgbi europeu começa na próxima sexta (20) e segue até o domingo (22).