O Blog do Rúgbi

Time de Tóquio vence liga do Japão, novo país chave do rúgbi mundial

UOL Esporte

Foto: Getty Images/Getty Images

Foto: Getty Images/Getty Images

Por Bruno Romano

O Suntory Sungoliath, de Tóquio, é o novo campeão da Top League, a primeira divisão japonesa, competição reconhecida pelos altos salários que costumam atrair estrelas do rúgbi mundial.

O título quebra com a hegemonia de três conquistas seguidas do Panasonic Wild Knights, de Gunma, devolvendo o topo do país ao Suntory após o último triunfo em 2013.

Sede de dois torneios chave no próximo ciclo mundial do rúgbi (a Copa do Mundo  2019 e a Olimpíada 2020), o Japão é essencial nos planos e investimentos da World Rugby. A qualidade da Top League serve de termômetro para medir como a bola oval tem girado no Oriente.

Em uma acirrada edição 2017, o Suntory Sungoliath se manteve em alta performance e fechou o torneio superando o Kobelco Steelers (27-15) em casa – título invicto e indiscutível, com 15 jogos e 100% de vitórias.

Fora os destaques da seleção japonesa de rúgbi XV (atual 11o no ranking da World Rugby), o Suntory conta com nomes como o australiano George Smith, veterano dos Wallabies que já brilhou na terceira linha dos bicampeões mundiais.

O status de maior campeão do país – contando a era profissional da Top League, desde 2004 – segue com o Toshiba Brave Lupus, com cinco títulos. Mas a campanha perfeita do Suntory em 2017 levou a equipe da capital a seu quarto triunfo, mesma quantidade de troféus dos Wild Knights.