Tupis encaram Alemanha sem “campeões nacionais” em gira inédita na Europa
UOL Esporte
Ao entrar em campo com a Alemanha, neste sábado em Heidelberg, o rúgbi brasileiro faz história: será a primeira apresentação dos Tupis na Europa, em um duelo duro, a altura do novos voos que a seleção nacional de XV pretende alcançar.
Contra um adversário que venceu os dois únicos confrontos diretos entre as seleções, no fim de 2015 , os Tupis contam com a base da equipe que atuou bem no primeiro semestre.
Nenhum dos 26 atletas escolhidos para a gira europeia, no entanto, são do elenco do Curitiba, time campeão brasileiro de 2016 .
Entre vários nomes já acostumados a vestir a camisa e poucas novidades, destaque para a estreia de Francisco Bouzas, o ''Pancho'', argentino de nascimento, que atua no Guanabara (RJ), e Flávio Chualy, que já defendeu o SPAC (SP) e hoje joga no exterior, pela universidade de Madison, nos Estados Unidos.
Quem retorna ao elenco é Matheus Daniel, o ''Matias'', terceira linha do Jacareí (SP), campeão nacional da segunda divisão, a Taça Tupi. Depois de se machucar justamente contra a Alemanha, Matheus reforça a equipe treinada pelo argentino Rodolfo Ambrósio como opção para a terceira linha.
Ainda que o time tenha se reunido pouco tempo antes da viagem, a alta expectiva é embalada pela boa campanha no The Americas Rugby Championship e pelo empate com o Chile no Sul-Americano. Dois momentos que deixam a impressão, até agora, de um ano positivo para o rúgbi XV brasileiro – e que podem servir de inspiração.
A visita à Alemanha ainda terá mais um confronto, no dia 26, em Leipzig. No fim de semana seguinte, os Tupis encaram Portugal, fechando a gira e duelando com os donos da casa em Coimbra.