O Blog do Rúgbi

“Guru” do Sevens, ex-treinador All Black assume Samoa no rúgbi olímpico

UOL Esporte

Tietjens vai treinar Samoa. Foto: Mark Kolbe/Getty Images

Tietjens vai treinar Samoa. Foto: Mark Kolbe/Getty Images

Por Bruno Romano

Dono de 12 títulos de Circuito Mundial de Sevens e membro do Hall da Fama do esporte, o neozelandês Gordon Tietjens foi anunciado como novo técnico de Samoa na modalidade olímpica do rúgbi.

A decisão veio pouco tempo depois de o técnico, reconhecido como o ''mestre'' e ''guru'' do Sevens anunciar sua despedida da Nova Zelândia após 22 anos de comando.

A nova seleção do Pacífico que Tietjens vai treinar tem tradição no rúgbi, mas vive um período de altos e baixos nas temporadas recentes de Sevens. Tietjens pode ser a peça que faltava para dar rumo a uma equipe cheia de talento, mas com a confiança abalada.

Campeã do Circuito pela última vez em 2010, Samoa é um dos grandes berços de talentos do rúgbi. Não é difícil encontrar um samoano nas principais equipes (e até seleções) pelo mundo. Mas problemas estruturais locais – e a própria oferta desigual de oportunidades no exterior – costuma enfraquecer naturalmente as seleções de 7's e XV.

Mesmo sendo referência de competitividade no jogo reduzido, Samoa acabou ficando de fora da estreia do Sevens nos Jogos Olímpicos Rio-2016. A chegada de Tietjens traz sinais de que os samoanos estão dispostos a se alinhar novamente.

O país já até sofreu com boicotes recentes da World Rugby por problemas de má governança. Acertar o caminho e retomar os bons resultados no alto rendimento também podem ser uma boa forma de atrair mais recursos e organizar a casa.

Na entrevista de despedida dos All Blacks Sevens, Tietjens já sinalizava a possibilidade de novidades. ''Entendi que era o tempo ideal para encarar novos desafios'', dizia o treinador, que comandou a seleção de seu país entre 1994 e 2016, vencendo também duas Copas do Mundo e quatro Jogos da Commonwealth. Se queria desafio, Tietjens fez uma boa escolha.