O Blog do Rúgbi

Morte súbita de lenda europeia ofusca abertura da Champions do rúgbi

UOL Esporte

Torcedores do Munster prestam homenagem a Anthony Foley Foto: David Rogers/Getty Images

Torcedores do Munster prestam homenagem a Anthony Foley Foto: David Rogers/Getty Images

Por Bruno Romano

Era para ser um fim de semana de festa com o início da nova temporada da European Champions Cup, torneio dque reúne os melhores clubes da Europa. Mas uma fatalidade em um hotel em Paris, na França, no início da manhã do domingo, mudou completamente o foco do rúgbi europeu.

Anthony Foley, reconhecido como ''lenda'' do tradicional time irlandês Munster, onde jogou de 1995 a 2008 foi encontrado morto no quarto de seu hotel onde o clube se hospedava, ainda sem maiores detalhes revelados.

Além de jogador, com 62 partidas pela seleção da Irlanda (1995-2005), Foley era treinador do Munster desde 2014. Aos 42 anos, ele deixou a mulher e dois filhos.

Como respeito, o duelo marcado contra o Racing 92, com sede na capital francesa, foi adiado. A decisão teve consentimento dos dois clubes, além dos patrocinadores e dos profissionais envolvidos na transmissão da partida.

Assim que a notícia se espalhou, os torcedores do Munster, que já estavam preparados para assistir ao jogo no estádio Yves-du-Manoir, se reuniram no portão de entrada e cantaram uma música típica do clube, ''The Fields of Athenry''.

Seu antigo companheiro de clube e maior pontuador da seleção irlandesa na história, Ronan O'Gara, estava justamente do outro lado da história, treinando atualmente o Racing 92.

Também ídolo do país, O'Gara puxou a fila de homenagens a Foley nas mídias sociais, ação seguida por vários fãs de rúgbi no mundo, incluindo o presidente da República da Irlanda.