Sevens agora vale ouro: Circuito quebra tradição e se adapta à Olimpíada
UOL Esporte
Por Bruno Romano
A próxima temporada do Circuito Mundial de Sevens, modalidade olímpica do esporte, passará a premiar as seleções com ouro, prata e bronze a cada etapa, um sistema inédito em 17 anos de torneio masculino – as mudanças também estão confirmadas para o circuito feminino 2016-2017.
Já não existem mais as taças Cup (1o lugar), Plate (5o), Bowl (9o) e Shield (13o), tradição que chega a 40 anos em competições mais antigas como o Hong Kong Sevens, hoje a mais importante etapa do Circuito. A novidade, já confirmada pela World Rugby, implica em um dia final de disputas totalmente reformulado.
Na prática, as oito melhores seleções da fase de grupos (duas de cada chave) avançam pela briga por medalhas, enquanto as demais disputam o Challenge Trophy, alcançando no máximo o 9o lugar.
Na ponta de cima da disputa, haverá um playoff para o quinto lugar, além de uma partida pelo bronze e o duelo da final, valendo ouro. No lado feminino, as mudanças serão menores, já que cada etapa conta com 12 equipes e não 16 como é o caso dos homens.
As alterações, claro, visam aproximar ainda mais o Circuito dos Jogos Olímpicos, sobretudo no apelo ao público. Por outro lado, a competição também mantém laços com a Copa do Mundo de Sevens, com próxima edição marcada para 2018 nos Estados Unidos.
A temporada 2016-2017 do circuito vai servir também como classificatória para o Mundial, que agora ganhou novo calendário, mantendo dois anos de separação da Olimpíada.
O torneio masculino, vencido por Fiji nos dois últimos anos, é disputado em dez etapas e começa no próximo dia 1 de dezembro, em Dubai, mesmo palco da estreia do feminino que já tem cinco competições confirmadas para os próximos meses.