O Blog do Rúgbi

Ouro inédito de Fiji vai virar feriado nacional nas ilhas do Pacífico

UOL Esporte

Torcida de Fiji marca presença no estádio de Deodoro em disputas do rúgbi na Rio-2016 (Crédito: David Rogers/Getty Images)

Torcida de Fiji marca presença no estádio de Deodoro em disputas do rúgbi na Rio-2016 (Crédito: David Rogers/Getty Images)

A festa de Fiji não terminou em Deodoro. Depois do inédito ouro olímpico, o primeiro ministro do país, Frank Baininarama, confirmou que o feito ficará eternizado em um novo feriado nacional nas ilhas onde o rúgbi é esporte número um.

Por mais que os fijianos fossem favoritos antes da disputa da Rio-2016, graças a dois troféus seguidos no Circuito Mundial, a conquista foi ainda mais marcante por ser a primeira medalha da história do país em Olimpíadas.

Baininarama viu os jogos de perto, incluindo a incrível vitória por 43-7 na decisão contra a Grã-Bretanha. Em vez de aceitar os convites de áreas VIP no estádio, o primeiro ministro preferiu se misturar com a torcida fijiana nas arquibancadas.

Em declarações nesta semana, Baininarama confirmou a data do feriado para a próxima segunda-feira, dia 22. O retorno da equipe campeã olímpica está previsto para o domingo anterior, dia 21. Pelo visto, com muita festa, e sem hora prevista para acabar.