O Blog do Rúgbi

Espanha derruba favorita e conquista vaga feminina na Rio-2016

UOL Esporte


Há apenas duas semanas, o rúgbi espanhol só tinha a certeza de ver a Olimpíada de longe – seja na TV, na internet ou, no máximo, nas arquibancadas de Deodoro (RJ).

Mas duas performances incríveis nas repescagens mundiais garantiram a Espanha na Rio-2016, com as últimas vagas masculina e feminina no Sevens.

Depois de os homens carimbarem seu passaporte em final emocionante contra Samoa, disputada em Mônaco, foi a vez de o time feminino bater mais uma seleção favorita. A vítima foi a Rússia, em decisão vencida por apenas sete pontos (19-12), neste domingo, na Irlanda.

As espanholas lideram o grupo “B”, atropelando México, Venezuela e Tunísia. Nas quartas-de-final mais uma vitória “de zero” sobre a China (21-0). Na semi, outro triunfo sem ceder pontos: 28-0 para cima do Cazaquistão.

Depois de abrir 12-0 na grande final, as “Leonas” espanholas deixaram a favorita Rússia encostar, mas a experiente Barbara Pla, de 32 anos, guardou o try decisivo.

A Espanha se junta agora ao grupo das 12 seleções olímpicas femininas, ao lado de Austrália, Brasil, Canadá, Colômbia, Estados Unidos, Fiji, França, Grã-Bretanha, Japão, Nova Zelândia e Quênia.

Quem também pode comemorar é a Irlanda, anfitriã da repescagem. Com o terceiro lugar conquistado no torneio, a equipe garante o posto de seleção fixa no Circuito Mundial de Sevens feminino 2016-2017, a principal competição do planeta na modalidade olímpica.