O Blog do Rúgbi

Racing leva título heroico com 14 homens e lota Camp Nou

UOL Esporte

A decisão do Top 14 francês levou 99.124 pessoas ao Camp Nou, estádio do Barcelona, para presenciar o improvável no último fim de semana.

O Racing 92 anotou 29-21 para cima do badalado Toulon e faturou o troféu depois de 16 anos – tudo isso com apenas 14 homens em campo a partir dos 20 minutos do primeiro tempo.

O camisa 9 do Racing Maxime Machenaud foi expulso da partida após um tackle perigoso no camisa 10 do Toulon Matt Giteau, ambos jogadores chaves para a armação de jogadas e ritmo de jogo das equipes.

Lances do tipo têm sido punidos com exclusões há um bom tempo no rúgbi, ainda que a decisão abra espaço para discussões, pela intensidade do golpe de Machenaud, e pelo próprio movimento de Giteau antes de cair.

Mesmo com um prejuízo deste tamanho, o Racing segurou o placar apertado no primeiro tempo (9-14), e decidiu a parada com um try incrível, finalizado pelo experiente neozelandês Joe Rokocoko (veja no vídeo).

Faltando apenas vinte minutos para o fim, o Toulon, que já havia sido eliminado pelo Racing 92 na Champions Cup neste ano, não conseguiu reagir.

Melhor para a equipe de Paris, que apostou na mesma fórmula do rival nos últimos anos – montar um esquadrão de craques internacionais – para conquistar o trono do rúgbi de clubes francês, um dos feitos mais difíceis do mundo da bola oval.