O Blog do Rúgbi

Quem leva a última vaga feminina do rúgbi olímpico?

UOL Esporte

(Capitãs das 16 seleções da repescagem olímpica unidas em Dublin, na Irlanda)

(Capitãs das 16 seleções da repescagem olímpica unidas em Dublin, na Irlanda)

A resposta da pergunta acima será conhecida neste domingo, com a decisão da repescagem mundial feminina, torneio em que Rússia e Espanha despontam como favoritas.  Ao todo, 16 seleções duelam pelo posto derradeiro na Rio-2016.

Quem faturou a suada vaga no masculino foi justamente a Espanha, em uma final épica com direito a try salvador no lance decisivo contra Samoa, há uma semana.

As espanholas têm chance de repetir o feito em Dublin (Irlanda), mas terão pela frente outras seleções acostumadas a jogar na elite como a Rússia, equipe marcada pela força física e por jogos parelhos com times mais técnicos.

Atuando em casa, as irlandesas correm por fora na disputa. Portugal, em alta, e China, em baixa, também têm experiência e condições de chegar às finais.

Qualquer outra seleção classificada (Samoa, Zimbábue, Madagascar, México, Venezuela, Tunísia, Trinidad e Tobago, Hong Kong, Argentina, Cazaquistão ou Ilhas Cook) vai quebrar as casas de apostas.

O torneio, que terá transmissão pela internet no site da World Rugby, ainda valerá vaga fixa para o Circuito Mundial de Sevens 2016-2017.

Todas as equipes, menos as já classificadas para o evento (Rússia e Espanha), podem levar para casa o merecido “prêmio de consolação”, o que esquenta ainda mais a luta pelos primeiros lugares.

Por Bruno Romano