O Blog do Rúgbi

Seleção brasileira se apresenta no único estado do país ainda sem rúgbi

UOL Esporte

O oitavo Nick Smith será o capitão do Brasil em duelo contra o Quênia (Foto: João Neto/FOTOJUMP)

O oitavo Nick Smith será o capitão do Brasil em duelo contra o Quênia (Foto: João Neto/FOTOJUMP)

Por Bruno Romano

Macapá vai receber os Tupis pela primeira vez na história neste mês de junho. A seleção brasileira masculina de rúgbi XV tem duelo confirmado contra o Quênia no próximo dia 18, na capital do Amapá, único estado brasileiro que ainda não possui um clube de rúgbi.

Além de aproveitar a janela de jogos internacionais, a partida visa divulgar o esporte na região norte do país. Em 2014, a iniciativa de criar a primeira equipe da região, o Crocodilos, esbarrou na falta de incentivo e patrocínio. Desde então, a região não possui nenhuma ação ativa relacionada à bola oval.

É por isso que a viagem dos Tupis será mais do que um jogo. Os atletas vão participar também de uma clínica para 100 jovens locais, além de auxiliar em um curso de formação para professores de educação física.

Dentro de campo, o Brasil vai encontrar um adversário duro. Oito posições acima no ranking, o Quênia (27º da lista da World Rugby) é conhecido pela força física e velocidade. Recentemente, o país africano surpreendeu o mundo do Sevens, modalidade olímpica, ao vencer uma etapa de Circuito Mundial.

No último encontro entre as duas seleções, em 2011, vitória apertada do Quênia por 27-25, com cinco tries dos africanos e quatro dos brasileiros. De lá para cá, a maior quantidade (e qualidade) nos jogos da seleção nacional é nítida.

Em 2016, a equipe se apresentou bem no Americas Rugby Championship (ARC) e no Sul-Americano, fechando o torneio com vitória fora de casa sobre o Paraguai, feito que não acontecia desde 2008.

O tira-teima desta boa fase contra os quenianos será no estádio Zerão, no gramado com o meio de campo cortado pela linha do Equador, curiosidade que deu o nome do duelo de Taça dos Hemisférios, já que a linha divisória passa pelo território de ambos os países.

Para vencer a nova Taça e ainda dar um gosto do que é o rúgbi para o Amapá, a seleção se reúne para treinos no CT de São José dos Campos (SP), a partir do dia 14 de junho. Ao todo, 30 jogadores foram escolhidos pelo head coach argentino Rodolfo Ambrósio.

A lista já foi divulgada, mantendo a base da equipe dos elencos do ARC e do Sul-Americano, além de trazer algumas novidades das categorias de base e de atletas que atuam fora do país. Os 23 nomes finais serão anunciados na semana anterior ao duelo.