Revanche francesa e hat-trick inglês marcam rodada do Six Nations
UOL Esporte
O placar pode ter sido apertado. Mas os 10-9 da França para cima da Irlanda, pela segunda rodada do Six Nations deste fim de semana, tiraram um imensurável peso das costas de todo o rúgbi francês.
Foi a segunda vitória seguida, aliás, dos Les Bleus, como são conhecidos no esporte. O suficiente para assumir o mesmo número de pontos da Inglaterra, líder do Six Nations até aqui pelo saldo de pontos.
O duelo marcou o reencontro das seleções depois da vitória contundente da Irlanda sobre a França no último Mundial. Com a derrota, os Bleus acabaram se classificando em segundo lugar do grupo antes de serem atropelados pelos All Blacks nas quartas-de-final.
Foi também a segunda partida oficial dos franceses no comando de Guy Novès, multicampeão pelo Toulouse, que prometeu renovar os Bleus.
Quem também assumiu com discurso parecido foi o australiano Eddie Jones, novo técnico da Inglaterra neste Six Nations, já somando dois triunfos contra Escócia e Itália.
O jogo apertado deste domingo contra os italianos só deslanchou (40-9) depois de a Inglaterra se impor no jogo coletivo, e
finalizar boas jogadas de continuidade com três tries seguidos de Jonathan Joseph.
Na outra partida da rodada, Gales também demorou para achar o caminho da vitória. Mas contou com uma defesa precisa, um ótimo jogo de Gareth Davies (#9) e Dan Biggar (#10) e a liderança de Jamie Roberts (autor de try decisivo) para passar pelos escoceses em Cardiff.
Escócia e Itália têm mínimas chances de título. A Irlanda ainda pode sonhar, mas já depende de tropeços dos rivais.
Na próxima rodada (nos dias 26 e 27 de fevereiro) a definição do caneco começa a clarear. O País de Gales recebe a França, a Itália encara a Escócia em casa, e a Inglaterra testa sua invencibilidade contra a Irlanda, no templo do rúgbi: o estádio londrino de Twickenham.