17 de dezembro de 2015 – O Blog do Rúgbi http://oblogdorugbi.blogosfera.uol.com.br Um grupo de jornalistas está focado em buscar as melhores jogadas, os melhores tackles – e pancadas -, e os momentos mais emocionantes do mundo do rúgbi. Fri, 31 Mar 2017 17:31:54 +0000 pt-BR hourly 1 https://wordpress.org/?v=4.7.2 A praia: um dos caminhos para o rúgbi do Brasil http://oblogdorugbi.blogosfera.uol.com.br/2015/12/17/a-praia-um-dos-caminhos-para-o-rugbi-do-brasil/ http://oblogdorugbi.blogosfera.uol.com.br/2015/12/17/a-praia-um-dos-caminhos-para-o-rugbi-do-brasil/#comments Thu, 17 Dec 2015 17:37:04 +0000 http://oblogdorugbi.blogosfera.uol.com.br/?p=976 Brasil - Beach Rugby

O Brasil tem 7367 quilômetros de litoral divididos em 271 cidades. Milhares de praias. Espaço, portanto, não falta e o rúgbi está cada vez mais presente nas areias. Já existem no país tradicionais torneios de clubes e combinados como o do Morro de São Paulo (BA), Ilhabela (SP), Caiobá (PR), Niterói (RJ) e Rio de Janeiro. Desculpem-me se me esqueci de outros. São todos eles muito bem sucedidos, dentro e fora de campo. Grandes festas do rúgbi!

É neste clima que as areias de Ipanema recebem neste sábado o torneio internacional de rúgbi de praia, tanto feminino quanto masculino. Entre as mulheres estarão as equipes do Brasil, Colômbia, Uruguai e Argentina. Entre os homens, além dos brasileiros, argentinos, italianos e portugueses disputarão este torneio. Na praia, o rúgbi é jogado em recinto de 37m por 28m, com 5 jogadores de cada lado em dois tempos de cinco minutos e intervalo de 2.

O rúgbi de praia é um dos caminhos para a modalidade no Brasil. Um esporte de bastante plástica, que requer muita habilidade tanto com as mãos quanto com os pés. A areia proporciona um belo jogo e o cenário onde é jogado celebra ainda mais o nosso esporte. Um excelente ambiente, fácil de se habituar e que o brasileiro gosta.

No ano passado eu caminhei por uma hora e meia em uma praia. Nessa caminhada vi muito mais grupos jogando futebol, outros menos voleibol, mas em duas oportunidades – para a minha alegria – vi um pessoal que jogava rúgbi. Que daqui a alguns anos eu veja mais!

Por Virgílio Neto, comentarista da ESPN
virgilioneto.wordpress.com/
@virgiliofneto

]]>
2
Com craques da seleção, Argentina anuncia novo time do Super Rugby http://oblogdorugbi.blogosfera.uol.com.br/2015/12/17/com-craques-da-selecao-argentina-anuncia-novo-time-do-super-rugby/ http://oblogdorugbi.blogosfera.uol.com.br/2015/12/17/com-craques-da-selecao-argentina-anuncia-novo-time-do-super-rugby/#respond Thu, 17 Dec 2015 14:49:51 +0000 http://oblogdorugbi.blogosfera.uol.com.br/?p=970 Agustín Creevy, capitão dos Pumas, será o líder dos Jaguares

Agustín Creevy, capitão dos Pumas, será o líder dos Jaguares

Os jogadores dos Pumas, seleção argentina de rúgbi, não precisam esperar até a próxima Copa do Mundo (ou até os duelos de Rugby Championship) para jogar mais vezes juntos. A maior parte deles agora faz parte de um clube: os Jaguares, nova franquia que teve seu nome anunciado oficialmente nesta quarta-feira. A partir de 2016, eles jogarão o disputado Super Rugby, maior competição de times do hemisfério sul.

O torneio existe desde 1996, com as principais franquias da Nova Zelândia, Austrália e África do Sul – o Japão também entrará em 2016, com os Sunwolves, completando inéditos 18 times.

Os Jaguares terão a disposição jogadores como Agustín Creevy, capitão dos Pumas, além de destaques do Mundial 2015 como Juan Martín Hernández, Nicolás Sánchez e Martín Landajo.

A União Argentina de Rúgbi também apostou na nova geração Puma, garantindo contrato com atletas de altíssimo potencial: Santiago Cordero, Pablo Matera e Tomás Lavanini.

O treinador da franquia será Raúl Pérez, ex-comandante do Duendes de Rosário, e assistente do treinador dos Pumas Daniel Hourcade desde o início de seu trabalho em 2013. A comissão técnica também conta com Felipe Contepomi, ídolo na Argentina e ex-jogador da seleção.

A chegada dos Jaguares aproxima o rúgbi sul-americano do mais alto nível de jogo do planeta. A franquia jogará no estádio do Vélez Sarsfield e treinará no Buenos Aires Cricket & Rugby Club, ambos na capital argentina.

Os treinos começam no dia 4 de janeiro e o primeiro duelo será no dia 26 de fevereiro contra os Cheetahs, na África do Sul. O primeiro jogo em território argentino está confirmado para 18 de março, contra os neozelandeses do Chiefs.

]]>
0