Tupis caem no ranking, mas estão no caminho certo
UOL Esporte
A seleção brasileira de rúgbi de XV foi derrotada para a Alemanha, em Blumenau, no último sábado, por 29 a 12 e caiu 3 posições no ranking mundial. De 39o foi para 42o. A pior colocação na história. Os Tupis já estiveram em 28o lugar, em Novembro de 2011.
A partida da próxima sexta-feira novamente contra os alemães, no Pacaembu, será fundamental se o Brasil quiser subir no ranking. A Colômbia, adversária da seleção no dia 12, no Canindé, está na 44a colocação.
A queda no ranking mundial não é bem vista de uma maneira geral. No entanto, o Brasil busca a evolução internacional e para isso, como não podia deixar de ser, se expõe a um risco – que é preciso correr nessas situações. Não será contra equipes mais frágeis que os Tupis alcançarão um nível mais alto. Ademais, jogos contra times que estão próximos no ranking escancaram para a Comissão Técnica e torcedores o estágio atual dos nossos atletas, e até onde se quer e pode chegar.
Portanto, faz muito bem jogar contra seleções de nível mais elevado. No rompimento de paradigmas, é preciso dar um passo e qualquer passo é correr riscos. Antes isso do que a estagnação e acomodação.
Jogos intensos contra os europeus deixarão os Tupis mais preparados para o jogo contra a Colômbia. Para que dessa forma os Tucanos não tenham a mínima chance diante de um Canindé que tem que estar cheio. A torcida tem que comparecer, apoiar e ser o 16o jogador!
Por Virgílio Neto, comentarista da ESPN
virgilioneto.wordpress.com/
@virgiliofneto