O Blog do Rúgbi

O ultimo Haka: lenda Jonah Lomu recebe homenagem de arrepiar

UOL Esporte

Várias gerações do rúgbi neozelandês se reuniram no estádio Eden Park, em Auckland, nesta segunda-feira. Um dos principais palcos esportivos dos All Blacks recebeu desta vez o enterro de Jonah Lomu, lenda do rúgbi que faleceu há duas semanas. A homenagem final foi ao som de Haka, o ritual maori consagrado em jogos de rúgbi.

Mais de 20 ex-All Blacks, incluindo Tana Umaga e John Kirwan, entoaram o tradicional “Ka Mate”, enquanto o caixão de Lomu era carregado no gramado (veja no vídeo acima) por membros da família e por outros jogadores como Jerome Kaino, camisa 6 dos All Blacks no título mundial de 2015.

Os dois filhos de Jonah Lomu, Brayley e Dhyreille, ao lado de sua terceira mulher, Nadene Lomu, receberam as condolências, também no gramado. Outros dois rituais maoris chamaram atenção: um Haka especial abriu os trabalhos com antigos membros do Wesley College, escola onde Lomu estudou em Auckland e descobriu o rúgbi. Para fechar, alunos atuais de Wesley chamaram um Haka de arrepiar das arquibancas – ambos podem ver vistos na versão completa abaixo.