O Blog do Rúgbi

Rúgbi do Brasil tem oito décadas de história e ainda há muito a se contar

UOL Esporte

Foto: Ludens/USP

Foto: Ludens/USP

Sábado passado a seleção brasileira masculina de rúgbi jogou em Blumenau contra a Alemanha. Na próxima sexta voltará a enfrentar os alemães em jogo histórico no Pacaembu. No entanto, sabem vocês que a nossa seleção possui mais de oito décadas de história?

História esta que começou em 1 de Agosto de 1932. Ao todo os Tupis jogaram contra 15 seleções, alguns combinados nacionais, seleções regionais e vários clubes. 148 jogos no total, 56 vitórias, 2 empates e 90 derrotas. O Brasil nunca foi derrotado pelo Peru (9 vitórias), pela Colômbia (8 vitórias), México (2 vitórias), Costa Rica (1 vitória) e Emirados Árabes Unidos (1 vitória).

Por outro lado, nunca venceu a Argentina (13 derrotas), França, Hong Kong e Quênia (1 derrota contra cada um). Já contra o Paraguai, Venezuela e Trinidad e Tobago, o Brasil venceu mais do que perdeu. Entretanto, quando os adversários são Uruguai e Chile, foram mais derrotas do que vitórias. Em mais de oitenta anos, os Tupis apenas nunca jogaram contra seleções da Oceania.

Foto: CONSUR

Foto: CONSUR

A pesquisa foi conduzida pelo LUDENS (Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas sobre Futebol e Modalidades Lúdicas da USP), com a ajuda de Manuel Cabral (portal “Mão de Mestre”) e especialmente de Jean Rheims, viúva de Bill Rheims, ex-presidente da antiga ABR (Associação Brasileira de Rugby), que cuidou da atualização de todas as atividades das seleções nacionais enquanto vivo.

A relação completa dos jogos vocês encontram aqui.

Mesmo com atividades desde os anos 30 do século XX, o primeiro organismo regulador do rúgbi nacional, a URB (União de Rúgbi do Brasil), foi fundada em 6 de Outubro de 1963. Em 1972, deu lugar à Associação Brasileira de Rugby, que durou até 2010 com o estabelecimento da Confederação Brasileira de Rugby.

Uma linda história que há muito ainda para se contar e a nossa obrigação de preservar.

Por Virgílio Neto, comentarista da ESPN
virgilioneto.wordpress.com/
@virgiliofneto