O Blog do Rúgbi

Austrália se impõe e acaba com sonho argentino na Copa do Mundo de rúgbi

UOL Esporte


Dominante na maior parte do jogo, a Austrália fez valer seu favoritismo, aproveitou as poucas falhas defensivas da Argentina e está na final da Copa do Mundo de rúgbi. Em um jogo intenso e muito físico, os Wallabies fizeram 29 a 15 e vão encarar a Nova Zelândia no próximo sábado.

O resultado da semifinal premia as duas melhores equipes do planeta, em um duelo regional eletrizante. E como os All Blacks no sábado, a Austrália precisou suar muito para ir à decisão.

Não no começo, diga-se. Meio assustada, a Argentina começou desatenta, levou dois tries antes de 15 minutos e passou o resto do jogo correndo atrás do prejuízo. Nico Sanchez fez sua parte ao anotar cinco pênaltis com precisão, enquanto Foley, do outro lado, perdeu uma conversão e um pênalti, mantendo os Pumas no jogo.

Só que a Argentina não conseguiu um try sequer, sempre parando na força da defesa australiana. Durante cerca de 20 minutos do segundo tempo, por exemplo, os sul-americanos estiveram a sete pontos de um empate que levaria à prorrogação. Só que a bola nunca chegou a passar a linha defensiva dos Wallabies que passaram da marca de 125 tackles, com uma taxa de acerto de mais de 80% no fundamento.

Essa solidez permitiu ao ataque ser preciso quando a Argentina deu seus primeiros sinais de cansaço. O golpe final veio a menos de dez minutos do fim, quando Drew Mitchell fez grande jogada da esquerda para o centro e entregou a bola com precisão para Adam Ashley-Cooper, que anotou seu terceiro try e fechou o marcador.

Azar dos argentinos, que foram maioria no estádio em Londres e cantaram pelos Pumas ao longo de todo o jogo. Agora, os sul-americanos vão brigar com a África do Sul pelo bronze. Se vencerem, igualarão seu melhor resultado na história da Copa do Mundo, justamente o terceiro lugar em 2007.