O Blog do Rúgbi

Ouro na Rio-2016, ex-técnico de Fiji Ben Ryan assina com o rúgbi galês

UOL Esporte

Ben Ryan celebra com jogadores de Fiji título de Circuito Mundial em Dubai. Foto: Francois Nel/Getty Images

Ben Ryan celebra com jogadores de Fiji título de Circuito Mundial em Dubai. Foto: Francois Nel/Getty Images

Depois da despedida de Fiji com o ouro olímpico (e do bicampeonato do Circuito Mundial de Sevens), a ''caça'' por Ben Ryan foi intensa. Mas o treinador inglês só confirmou sua nova aposta no mundo do rúgbi nesta semana. Ele será consultor da federação do País de Gales (WRU), país de tradição no esporte, atualmente no quinto lugar do ranking da World Rugby.

Desde que o apito final soou na decisão entre Fiji e Grã-Bretanha na Rio-2016, Ryan havia se esquivado de várias propostas tentadoras. Aos 45 anos, ele terá agora a missão de atuar fora dos gramados na organização e no planejamento a médio e longo prazo de todas as seleções galesas abaixo da masculina principal – o que inclui a sub-20, o Sevens e as equipes femininas, além das categorias de base.

No anúncio oficial da sua chegada, o diretor-geral de performance da federação galesa Geraint John disse que há um grande interesse na efetividade e na capacidade de Ryan para dar atenção meticulosa a detalhes que fazem toda a diferença em longo prazo.

Nos últimos meses, enquanto curtia um merecido respiro no rúgbi de alto rendimento, Ryan se aproximou da NBA, a liga profissional de basquete dos Estados Unidos, onde se especializou no trabalho de consultor.

O comandante britânico, que também atuará na WRU no papel de desenvolvimento de treinadores, já deixou os EUA para começar o novo trabalho.

Ainda que não faça parte de seu compromisso imediato, o País de Gales tem pela frente nos meses de fevereiro e março o Six Nations, maior torneio de seleções da Europa, reunindo também França, Itália, Irlanda, Escócia e a atual campeã Inglaterra.