Estádio anticiclone é nova aposta do rúgbi australiano
UOL Esporte
Por Bruno Romano
Palavra de capitão tem peso. Que o diga Johnathan Thurston, líder da equipe de rúgbi league australiana North Queensland Cowboys, que fez história ao faturar seu primeiro título nacional na modalidade em 2015. Com o troféu em mãos, Thruston declarou que a equipe merecia um novo estádio. Dois anos após a ''cutucada'' para o país inteiro ouvir, a ideia finalmente vai virar realidade.
Na época, o pedido do capitão ecoou na mídia e entre os fãs de rúgbi. Três dias após seu discurso, a mobilização para juntar verbas já era grande. Dirigentes dos Cowboys chegaram a viajar para a capital Camberra em busca de ajuda política e financeira para empreitada, sonho do clube e da região desde 2010, quando circularam os primeiros projetos.
Neste início de ano, finalmente foram confirmados 140 milhões de dólares (cerca de R$ 450 mi) destinados para a obra, marcada para começar em maio de 2017.
O estádio terá capacidade para 25 mil pessoas e será construído no sul da cidade de Townsville, norte da província de Queensland. O complexo foi desenhado para suportar até ciclones, fenômeno que costuma atingir a área, que abriga cerca de 200 mil habitantes.
A expectativa é de que a nova casa dos Cowboys fique pronta para a temporada de 2020 da National Rugby League (NRL) australiana, maior campeonato local do rúgbi de 13 jogadores, esporte febre no país.
Ainda que tenha sua história ligada ao league, o North Queensland Stadium (nome provável do novo estádio) deve receber também partidas de rúgbi union, modalidade da bola oval mais tradicional e popular no planeta.