O Blog do Rúgbi

África do Sul se impõe no Sevens, mas Inglaterra estraga festa em Cape Town

UOL Esporte


Por Bruno Romano

A África do Sul quer tomar a coroa do Sevens de Fiji e já é a nova líder isolada do Circuito Mundial. Mas ninguém disse que a missão ia ser fácil. Nem que apenas os fijianos estariam no caminho.

Jogando a segunda etapa do Circuito 2016-2017 em casa, no último fim de semana, os Blitzboks (apelido do Sevens sul-africano) chegaram a mais uma merecida final. Só que acabaram surpreendidos pela Inglaterra, em partida decidida por um chute.

Chama atenção a segunda vitória seguida do time da casa contra a Nova Zelândia, grande pedra no sapato da temporada passada. Do outro lado, foram os próprios ingleses que tiraram Fiji da parada, em um jogo emocionante de quartas-de-final, decidido com try de Dan Norton na prorrogação.

No encontro decisivo entre ingleses e sul-africanos – uma certa ''revanche'' da semifinal da Rio-2016, já que nove atletas da Grã-Bretanha eram da Inglaterra – foram os europeus que levaram a melhor, quebrando uma sequência de quatro títulos seguidos dos Boks na Cidade do Cabo.

A vitória inglesa traz alguns recados bem-vindos ao Circuito. O principal deles é de que o Sevens, agora olímpico, realmente atingiu um novo nível, mais potente e equilibrado do que nunca – o embalo do Rio não parou e o ''ápice'' das seleções em agosto não significou relaxamento para o fim do ano.

A etapa também provou de uma vez por todas que a África do Sul está voando e pronta para chegar nas finais e somar pontos valiosos. O estádio completamente lotado, para uma modalidade ainda menos procurada no rúgbi, é prova definitiva do que esta seleção está fazendo.

E, por fim, de que a temporada, para o bem do esporte, vai ser mesmo alucinante e imprevisível. Ou você acha que fijianos e neozelandeses já desistiram?