O Blog do Rúgbi

Aos 23 anos, jovem sul-africano está elevando o nível do Sevens mundial

UOL Esporte

Por Bruno Romano

''Super'' Senatla é seu novo apelido. É bem verdade que quando chegou a seleção principal de Sevens da África do Sul, aos 20 anos, na temporada de 2013, Seabelo Senatla já dava pinta de craque. Mas seus 66 tries na última temporada do Circuito Mundial do rúgbi olímpico superaram qualquer expectativa.

Não é à toa que Senatla faturou o prêmio de melhor jogador de Sevens de 2016, mesmo não fazendo parte da brilhante seleção de Fiji, campeã da Rio-2016.

Também não é por acaso que o jovem, agora com 23 anos, já começou a nova temporada em Dubai guardando incríveis 11 tries em 6 jogos, sendo peça chave no título da África do Sul no último fim de semana.

''Para mim, tudo se resume a achar espaço'', diz Senatla, em entrevista à World Rugby. ''Correr no ângulo certo e trocar a direção com velocidade também faz toda a diferença'', ensina. ''Não antecipo as jogadas. Espero ver o que o defensor vai fazer e aí tomo minha decisão'', conclui.

A velocidade para fazer tudo isso não é tão rara assim no Sevens de elite. Mas Senatla tem algo a mais: a capacidade de definição. Seus tries parecem fáceis e sua finalização das jogadas tem um ar de simplicidade e pureza. A ''mágica'' só é possível graças a seu enorme arsenal.

Mesmo que tenha uma jogada principal – a preferida dos velocistas: correr fazendo uma ''meia lua'', se distanciando do defensor – a cada lance Senatla explora um movimento diferente. Aceleração e drible. Chute e perseguição. Mano a mano no contato e hand-off bem feito. E por aí vai.

Sua capacidade de pensar e correr rápido parece não ter limite. Ou, pelo menos, não tem encontrado defensores a altura. Ele próprio, aliás, tem se mostrado um excelente jogador na defesa. Até por isso garante vaga no melhor elenco atual do Circuito Mundial.

Mais do que isso, Senatla está com fome de título. Ele se lesionou (e fez muita falta) antes da semifinal da Rio-2016 contra a Grã-Bretanha. A África do Sul acabou de fora da decisão contra Fiji, e ficou com o bronze.

Mas com o título da primeira etapa da nova temporada 2016-2017, e com a oportunidade de jogar a segunda em casa neste fim de semana, Senatla e os Blitzboks surgem agora no horizonte do Sevens como grandes favoritos a tirar a coroa de Fiji.