O Blog do Rúgbi

Desterro e Curitiba decidem Super 8 em jogo único com transmissão do UOL

UOL Esporte

Curitiba se classifica na última rodada sobre o São José. FOTO: Susi Baxter-Seitz

Curitiba se classifica na última rodada sobre o São José. FOTO: Susi Baxter-Seitz

Em uma última rodada cheia de definições em jogo, o Super 8 conheceu seus dois finalistas neste fim de semana. O Desterro, de Santa Catarina, que já havia se garantido pela boa campanha, vai encarar o Curitiba, que ganhou a vaga em duelo direto contra o São José, campeão nacional em 2015.

A presença de catarinenses e paranaenses na final da primeira divisão comprovam a recente ascensão do rúgbi do sul do país. Além das equipes das capitais do Paraná e de Santa Catarina, o time gaúcho do Farrapos, de Bento Gonçalves, tem feito boas campanhas – terminou esta edição 2016 na quarta colocação.

O equilíbrio da rodada decisiva também chamou atenção. A maior diferença nos placares foi de quatro pontos (menos de um try). Aconteceu nos confrontos entre Niterói (RJ) e Farrapos (RS), 21-17, e SPAC (SP) e Bandeirantes Saracens (SP): 29-25.

Os resultados definiram a parte de baixo da tabela, com o SPAC acabando em sexto, o Niterói em sétimo, e o Band Saracens ficando com a lanterna.

Enquanto isso, Desterro e Curitiba já começam a pensar na decisão do Super 8, no próximo dia 5 de novembro, às 17h. A partida, que terá transmissão ao vivo pelo UOL, será em campo neutro, no estádio do Canindé, em São Paulo. Nas arquibancadas, a entrada será gratuita.

Campeão brasileiro pela primeira vez na sua história em 2014 e finalista em 2015, o Curitiba busca seu segundo título na terceira decisão seguida.

Já o Desterro esteve no topo do rúgbi nacional em 1996, 2000 e 2005. Líder isolado na temporada, com 13 vitórias em 14 jogos, o clube catarinense pode consagrar um ano incrível com o tetracampeonato.