O Blog do Rúgbi

Mike Tyson? Craque inglês é banido por morder adversário

UOL Esporte

Não bastasse uma, mas duas mordidas no mesmo jogo afastaram dos gramados o inglês Chris Ashton por 13 semanas. Destaque do Saracens na Premiership, a primeira divisão da Inglaterra, o ex-jogador de seleção só voltará a campo no fim de dezembro.

Os incidentes aconteceram no duelo contra o Northampton Saints, neste fim de semana. Nas últimas horas, um comunicado disciplinar da RFU, a União Inglesa de Rúgbi, puniu o atleta por atos contra o espírito esportivo.

A vítima de Ashton foi a mesma nas duas ocasiões. Seu rival Alex Waller foi mordido aos 24 e aos 25 minutos do primeiro tempo. O jogador do Saracens, no entanto, alegou inocência. A RFU acatou para o segundo “ataque”, mas acabou considerando o primeiro passível de punição.

O lance em si não renderia tanto tempo de gancho. Mas o passado de Ashton não ajudou muito. No começo deste ano, quando ele se reaproximava do elenco da seleção inglesa, agora sob o domínio de Eddie Jones, Ashton acabou de fora por outro vacilo: colocar os dedos nos olhos de Luke Marshall, do Ulster.

Ainda que a agressão atual não tenha feito o estrago que Mike Tyson causou em Evander Holyfield na lendária luta de 1997, Ashton acaba pagando para servir de exemplo. E, como mordidas não combinam em nada com o esporte, o preço é justo.