O Blog do Rúgbi

Agora na elite, Brasil conhece etapas do Circuito Mundial feminino

UOL Esporte

Brasil encara o Japão na Rio-2016 em duelo que garantiu vaga para o Circuito Mundial (Crédito: David Rogers/Getty Images).

Brasil encara o Japão na Rio-2016 em duelo que garantiu vaga para o Circuito Mundial (Crédito: David Rogers/Getty Images).

A nova temporada do Cicuito Mundial de Sevens feminino foi anunciada pela World Rugby com duas novidades para o Brasil. De um lado, o país está confirmado como seleção central, pela primeira vez na história. Por outro, não terá mais uma etapa em casa, disputada nos últimos anos na Arena Barueri (SP).

O calendário 2016-2017 contará com torneios em Dubai, nos Emirados Árabes (01-02 de dezembro), Sydney, na Austrália (03-04 de fevereiro), Kitakyushu, no Japão (22-23 de abril), Langford, no Canadá (27-28 de maio), e Clermont-Ferrand, na França (24-25 de junho). A World Rugby ainda procura adicionar uma sexta etapa, a ser anunciada em breve.

A participação do Brasil em todos os torneios já havia sido confirmada com a campanha da seleção na Rio-2016. Mas a ausência de uma etapa nacional ainda não era de conhecimento do grande público.

A Confederação Brasileira de Rugby (CBRu), responsável pela antiga etapa junto da World Rugby, ainda não se pronunciou sobre a saída do circuito. Além do Brasil, os Estados Unidos também deixaram o calendário oficial.

A seleção feminina se junta às equipes centrais da nova temporada: Austrália (atual campeã olímpica e do Circuito Mundial), Nova Zelândia, Canadá, Estados Unidos, Inglaterra, França, Rússia, Espanha, Irlanda e Fiji.

Por Bruno Romano