O Blog do Rúgbi

Argentina sobrevive a pancadaria e supera África do Sul em casa pela 1ª vez

UOL Esporte


Por Bruno Romano

A vitória da Argentina sobre a África do Sul, em Salta (ARG), não é um triunfo qualquer na tabela de resultados do fim de semana. Estamos falando de um jogo épico, que deve marcar a trajetória dos ''hermanos'' por muito tempo.

Os Pumas cravaram 26-24, de virada, com um chute decisivo nos últimos três minutos, e ainda terminaram o duelo com nada menos do que dez mudanças de posições no time titular, somando lesões mais comuns e outras causadas por duros golpes dos sul-africanos, a maioria sem punição devida do árbitro.

Sem mais alternativas, vários jogadores acabaram atuando de forma improvisada, situação sempre complicada quando se fala em altíssimo nível.

A parte deste cenário de guerra, toda a atmosfera da partida (e a história do confronto) ajudam a explicar o tamanho desta vitória Puma, a primeira sobre os Springboks em solo argentino de todos os tempos.

Não precisa ir muito longe: no jogo de ida, há uma semana, na África do Sul, a Argentina deixou escapar um resultado positivo nos lances finais. Jogar de igual para igual com uma seleção bicampeã mundial já é uma realidade na vida dos Pumas. O jogo de Salta prova de uma vez por todas que, quando conseguem jogar o seu melhor, ficam no mesmo nível de gigantes como os Boks, e detalhes acabam definindo o vencedor do dia.

Superar os sul-africanos, em especial, ainda mais da forma como aconteceu, também deixa clara a constante evolução deste elenco – hoje até melhor do que seus rivais. Não custa lembrar que há menos de um ano, estas duas seleções se despediam da Copa do Mundo com uma vitória arrasadora dos Boks na disputa pelo bronze.

É verdade que os argentinos já haviam empatado com os sul-africanos no Rugby Championship de 2012 (16-16) e os vencido no ano passado (37-25), em Durban, mas esta verdadeira batalha de Salta pode ser um divisor de águas. Ela traz à realidade o próximo passo desta seleção: transformar tanto empenho e dedicação dos últimos anos em placares positivos contra os grandes do hemisfério sul.

O feito já premiou a Argentina com duas posições no ranking da World Rugby, subindo do 9o para o 7o lugar. Na prática, um triunfo que traz ensinamentos valiosos e muita motivação para seguir adiante. Os Pumas vão precisar de tudo isso e mais um pouco. O próximo adversário na fila atende pelo nome de All Blacks.