O Blog do Rúgbi

Com herói improvável, zebra sul-africana vai à final do Super Rugby

UOL Esporte


Mesmo com a Olimpíada prestes a começar, é impossível não falar de Super Rugby. O torneio de clubes mais eletrizante do mundo — aquele que segue decretando, a cada jogo, o nível mais alto do rúgbi XV — conheceu seus finalistas neste fim de semana.

Lions, da África do Sul, e Hurricanes, da Nova Zelândia, disputarão a coroa de 2016 no dia 6 de agosto, o mesmo que vai marcar a volta do rúgbi aos Jogos Olímpicos após 92 anos.

A chegada dos Lions à final é a que mais impressiona. Fora da lista de favoritos no início da competição, os sul-africanos eliminaram os atuais campeões Highlanders (42-30) anotando cinco tries na semifinal (vídeo). Será a primeira decisão de Super Rugby da história da franquia.

Um feito coletivo incrível, que leva também a assinatura do camisa 10 (e maestro do time) Elton Jantjies. Sozinho, ele guardou 22 pontos na semi, sendo um try, quatro conversões e três penais — sem contar o show de rúgbi, na velocidade, nos passes e chutes e na visão de jogo.

Pouco comentado no ''planeta Super Rugby'', Jantjiens costumava ser visto com indiferença e atraia críticas como a de que seu tipo físico (1,76 cm e 88 kg) não serviam para a posição. Na sua decolagem como profissional, há três anos, ele ainda lidou com a repentina perda do pai, seu mentor no rúgbi, poucos dias antes de sua estreia na elite.

Mas Jantjiens apresentou sua melhor forma até hoje contra os Highlanders, virou a página da dúvida e mostrou que, mesmo neste cenário super competitivo, seu melhor ainda está por vir.

Do outro lado da moeda, os Hurricanes também sonham com seu primeiro título, embalados por uma renovada geração neozelandesa. O adversário direto de Jantjiens na final será o camisa 10 Beauden Barrett, outro que parece ter atingido seu auge até aqui (com ainda muita lenha pra queimar) e que tem feito estragos bonitos de se ver na defesa dos rivais.

Os Hurricanes têm impressionantes 66 pontos feitos e apenas 9 sofridos neste mata-mata de Super Rugby. Finalistas em 2015, e com a chance de jogar esta próxima decisão em casa, eles serão páreo muito duro para os Lions, a agradável surpresa do ano.