O Blog do Rúgbi

Ex-treinador do Chile, australiano assume academia de alto rendimento em SP

UOL Esporte

O australiano Paul Healy coordenará trabalhos das seleções brasileiras

O australiano Paul Healy coordenará trabalhos das seleções brasileiras

Por Bruno Romano

Vem da Austrália, com passagem pelo Chile, o novo responsável pela academia de alto de rendimento de rúgbi, em São Paulo, projeto já em andamento que envolve os treinamentos de atletas das seleções nacionais.

A partir do começo de agosto, Paul Healy comandará os trabalhos do Núcleo de Alto Rendimento (NAR), na zona sul da capital paulista, com jogadores das seleções de Sevens (modalidade olímpica) e XV, além dos juvenis.

Técnico principal da seleção chilena do fim de 2014 até dezembro de 2015, Healey também se envolveu no desenvolvimento de treinadores na terra dos Condores.

Após desentendimento com condutas dos dirigentes locais, ele renunciou ao cargo com uma carta aberta que falava de ''problemas internos'' e ''falta de respostas'' para suas sugestões e solicitações.

Por aqui, ele terá a missão de coordenar as atividades das comissões técnicas e dos jogadores, mirando objetivos a longo prazo no país, como se classificar pela primeira vez para um Mundial de Rúgbi XV. A contratação já foi confirmada pela Confederação Brasileira de Rúgbi (CBRu).

''Desde as primeiras conversas com os dirigentes brasileiros, ficou muito claro que nós dividimos semelhantes ambições e desejos, além de muito comprometimento, tudo isso é fundamental para que este novo projeto atinja o sucesso que esperamos'', diz Healy.

''Com a Rio-2016 no horizonte, e o crescente aumento no interesse pelo rúgbi no Brasil, eu sinto que não poderia haver uma época melhor para entrar neste plano ambicioso'', completa.

O trabalho mais recente de Healy foi no comando do clube alemão TVP Pforzheim, que faturou o campeonato local pela primeira vez na história na última temporada.

Outras passagens pela Europa marcam sua jornada no rúgbi, como a função de assistente técnico no Stade Français (2000-02), da França, e no Swansea (2002-04), da Inglaterra.

Healey também atuou no rúgbi uruguaio, entre 2001 e 2005, foi diretor de rúgbi em um clube da Espanha, o Ordizia, e treinou o time romeno CSM Bucuresti entre 2013 e 2014 – somando outras experiências na sua terra natal, a Austrália, sobretudo em Queensland.

''Assumir esse trabalho tão importante representa um grande desafio para mim, tanto profissional como pessoalmente'', conta o australiano. ''Agora, eu estou em uma mistura de empolgação com sentimento de privilégio em ter essa oportunidade'', conclui Healy.