O Blog do Rúgbi

Estádio lotado e brigas marcam final de rúgbi league na Austrália

UOL Esporte

Por Bruno Romano

Não é rúgbi union. Ainda não é difundido no Brasil. E as regras são bem diferentes, incluindo 13 jogadores e um número estabelecido de posses de bola para atacar, por exemplo, além da numeração de camisas inversa a que estamos acostumados.

Mesmo assim, o rúgbi league sempre chama atenção (até para os amantes de union) pela intensidade dos duelos, o trabalho coletivo e a habilidade nas jogadas.

Para representar bem o que isso quer dizer, o vídeo acima traz os melhores momentos do duelo da última quarta-feira entre as seleções das provícias australianas de New South Wales (NSW) e Queensland. Se preferir os apelidos: Blues x Maroons, confronto válido pela final do maior campeonato local da modalidade.

O State of Origin, nome do torneio, representa o ápice do rúgbi australiano, independente do código que esteja sendo jogado em campo. O rúgbi league tem peso no país, atrai atenção da mídia, dos fãs nos estádios e dos espectadores nas casas e bares.

Como o Queensland Marrons já havia levado a melhor nos dois primeiros jogos da série de três partidas, restou a NSW jogar pela ''honra''. O que por si só já é o suficiente pra garantir um ótimo jogo de rúgbi.

Atuando em casa, no seu estádio em Sydney, os NSW Blues conseguiram uma virada espetacular. No fim, Queensland levantou o troféu mais cobiçado do país, como já estava previsto. Mas seus rivais voltaram para casa de cabeça erguida.