O Blog do Rúgbi

“Galácticos” do rúgbi, Toulon e Racing 92 decidem Francês no campo do Barça

UOL Esporte

EFE/Marta Pérez

EFE/Marta Pérez

Por Bruno Romano

Com os estádios da França tomados pela Eurocopa, coube ao gramado do Barcelona, o Camp Nou, receber os gigantes de Toulon e Racing 92 na decisão do Top 14, o campeonato francês de rúgbi, no próximo sábado.

Pela primeira vez o tradicional torneio será definido fora da França. De 1973 até a temporada passada, a final foi disputada em Paris.

O torneio de clubes mais longo e arrastado da Europa – e também um dos mais acirrados e de maior interesse dos jogadores – terá uma final entre dois clubes que apostam em estrelas internacionais nos seus elencos.

Os dois “galáticos” do rúgbi francês (Toulon, do sul do país, e Racing 92, da capital) já se enfrentaram em um mata-mata neste ano, pela Champions Cup, a liga dos campeões europeus.

Os parisienses levaram a melhor, despachando o Toulon nas quartas, mas acabaram derrotados pelos ingleses do Saracens na final.

O caminho do Racing 92 a mais uma decisão, comprovando que seu elenco de astros gringos deu mesmo liga, foi bastante sofrido. A vaga veio na prorrogação, recuperando uma diferença de seis pontos, no último lance do duelo contra o Clermont nas semis.

Já o Toulon encontrou um páreo duro contra o Montpellier, mas soube controlar a temperatura do jogo para se sobressair.

Prever o que vai acontecer neste jogo que será encarado como revanche pelo Toulon é impossível. A única certeza às vésperas do chute inicial é que o Camp Nou, com expectativa de 99 mil lugares preenchidos, vai acolher o maior duelo de rúgbi do pedaço por um bom tempo.