Clube inglês centenário vende pedaços do gramado para fãs e doa à caridade
UOL Esporte
Por Bruno Romano
Torcedores do Worcester Warriors estão comprando pedaços de grama do campo oficial do clube. A equipe fundada em 1871 na cidade inglesa homônima manda seus jogos da Premiership, a primeira divisão do país, no Sixways, estádio com capacidade para 12 mil torcedores.
Cada metro quadrado do gramado está custando 20 libras (cerca de R$ 100). Todo o dinheiro será revertido para ajudar a Acorns Children’s Hospice, organização filantrópica local com três sedes na Inglaterra, voltada para o cuidado de crianças com necessidades especiais.
Enquanto os apoiadores do time compram suas porções de história, o clube já prepara a instalação de um novo tipo de superfície. Com estreia em agosto, será o terceiro gramado artificial da Premiership.
''Sou uma grande fã de rúgbi, e já vi jogadores como Martin Johnson, Jonny Wilkinson e Lawrence Dallaglio [campeões mundiais em 2003 pela Inglaterra] pisarem aqui, então é a história do esporte que estará agora no meu quintal'', diz à BBC a torcedora Sue Nicholls, que aderiu à campanha.
Dentro de campo, o Worcester não fez uma boa temporada 2015-2016, finalizada no fim de maio. A equipe terminou na antepenúltima colocação e não se classificou para os torneios europeus de clubes.
Do elenco atual, destaque para dois jogadores que disputaram o último Mundial de Rúgbi em 2015: o hooker da Geórgia Jaba Bregvadze e o segunda-linha fijiano Tevita Cavubati.
Na sua trajetória recente, a equipe já recebeu grandes nomes do rúgbi inglês como Andy Goode, Tom Wood e Ben Gollings, maior pontuador da história do Circuito Mundial de Sevens. E também foi casa dos argentinos Leonardo Senatore e Agustín Creevy, atual capitão dos Pumas.