O Blog do Rúgbi

Austrália fatura temporada feminina e confirma favoritismo ao ouro olímpico

UOL Esporte

Por Bruno Romano

Depois de Fiji conquistar o Circuito Mundial de Sevens masculino, foi a vez de a Austrália falar mais alto na versão feminina do torneio.

Com o vice-campeonato do último fim de semana na etapa decisiva da série, em Clermont-Ferrand, na França, as autralianas levantaram o primeiro troféu de sua história.

A conquista confirma a recente troca de guarda quando o assunto é rúgbi feminino na modalidade olímpica do esporte. Se a Nova Zelândia dominou a cena com três títulos nas três temporadas passadas, quem dá as cartas agora é a Austrália. As neozelandesas fecharam a temporada sem nenhum título de etapa.

O triunfo inédito da Austrália ganha ainda mais força em ano de Olimpíada. A taça não apenas coloca esta geração na história como confirma as australianas no posto de favoritas ao ouro na Rio 2016.

''A forma com que evoluímos, tanto como equipe como individualmente, foi impressionante'', diz Tim Walsh, treinador principal da Austrália. ''Não podia ter sido uma preparação melhor para o Rio'', garante o comandante.

Enquanto a equipe de Walsh se mostra a mais pronta para conquistar a Olimpíada, o que traz uma mistura de motivação, pressão e responsabilidade, o Circuito Mundial deixa claro que os Jogos Olímpicos terão um alto nível de rúgbi feminino. Basta ver os melhores tries do torneio, selecionados no vídeo acima.

É claro que nada está garantido antes de agosto. Seleções de ponta como Nova Zelândia, Inglaterra e Canadá, que bateu a Austrália na decisão desta última etapa, lutarão bem de perto por medalhas.

O Brasil, décimo colocado geral na temporada, participando de três dos cinco torneios, é um dos países que corre por fora. Para alcançar as seleções de destaque no Rio, ainda terá de superar o grupo intermediário, que conta com forças como França, Estados Unidos, Rússia, Fiji e Espanha.