O Blog do Rúgbi

Escócia rouba a cena na festa de Fiji, a nova bicampeã do Circuito Mundial

UOL Esporte

Por Bruno Romano

Dois tries no último minuto de jogo contra  a África do Sul deram à Escócia o título da última etapa do Circuito Mundial de Sevens, disputada neste fim de semana em Londres. Foi a primeira vez na história que os escoceses levantaram o troféu.

Quem também fez a festa na Inglaterra foi a seleção de Fiji: com um quatro lugar, os ''fijianos voadores'' se sagraram campeões da temporada.

É a segunda vez seguida que a ilha do Pacífico fatura a principal competição mundial do rúgbi olímpico, ambas com comando do inglês Ben Ryan. Com o triunfo, Fiji chega a três títulos de Circuito Mundial. A Nova Zelândia domina a cena com 12 conquistas em 17 torneios.

A temporada de Fiji contou com três primeiros lugares em etapas (Dubai, Las Vegas e Hong Kong). O ano também ficou marcado pela devastação de um ciclone no país. Os jogadores, muitos deles com parentes e amigos envolvidos nos estragos, dedicaram a campanha em campo às vítimas.

O rúgbi é bastante popular nas ilhas do Pacífico. A bola oval representa uma oportunidade diferenciada para os nativos, em um local que vive basicamente do turismo. Com a chegada recente de um projeto de alto rendimento, o talento natural dos fijianos saltou de nível. E os títulos começaram a virar cada vez mais realidade.

Se antes Fiji já era vista como a seleção mais habilidosa, rápida e ousada do Circuito, hoje ela se confirma como uma equipe letal e vencedora. O ápice desta história pode acontecer daqui a pouco mais de dois meses, nos Jogos Olímpicos, evento que nunca recebeu um fijiano em um pódio.

A etapa de Londres também deixou claro que a luta por este pódio é bem difícil de se prever. Ainda que Fiji, África do Sul e Nova Zelândia saiam na frente, vale lembrar que Quênia, Samoa e Escócia venceram as últimas três etapas de Circuito. Seleções como os Estados Unidos também subiram de produção, vencendo mais uma vez os All Blacks em Londres.

Quenianos e norte-americanos já têm passaporte carimbado para o Brasil, os escoceses formarão parte de uma equipe britânica e os samoanos lutam pela última vaga na Rio 2016 em uma respescagem mundial.

O fato é que ninguém parece imbatível nesta história. É por isso que Sevens tem potencial para atrair atenção do mundo na Olimpíada com a intensidade do rúgbi. Ao mesmo tempo, tem tudo para surpreender os próprios fãs do esporte, com uma disputa imprevisível.

Foto World Rugby_Martin Seras LimaFijianos celebram o título geral do Circuito Mundial de Sevens 2015-2016. Foto Martin Seras Lima/World Rugby