Com Inglaterra x Gales, tempo do rúgbi abre mês de jogos internacionais
UOL Esporte
Por Bruno Romano
Junho é mês de rúgbi de alto nível em todo mundo. O mês é separado no calendário para seleções de mesmo patamar se enfrentarem em amistosos que recebem o nome de test matches, já que valem pontos oficiais no ranking. E a temporada 2016 dos duelos começa com o clássico Inglaterra e Gales.
Ainda que seja no fim de maio, a partida isolada do próximo domingo no estádio londrino de Twickenham, abre caminho para jogos que devem pegar fogo.
No dia 11 de junho já estão confirmados: África do Sul x Irlanda, Nova Zelândia x Gales, Austrália x Inglaterra; Argentina x Itália, Samoa x Geórgia e Canadá x Japão. O Brasil vai encarar o Quênia, número 27 do ranking, em Macapá (AP), no dia 18 de junho.
O confronto britânico entre ingleses e galeses deve dar o tom destes duelos: partidas acirradas, que esquentam rivalidades, dão ritmo às seleções e ainda apresentam novas caras do rúgbi mundial.
No caso de Twickenham, a história recente aumenta ainda mais a expectativa. Os galeses levararam a melhor na Copa do Mundo de 2015, no fim do ano passado, entregando uma Inglaterra aos trapos para a Austrália no jogo que cravaria a sua eliminação.
Mas no último encontro, no Six Nations, os ingleses deram o troco. Cravaram 25-21 e partiram para a última rodada contra a França, com nova vitória, apenas para confirmar o título invicto, ou Grand Slam.
Enquanto a Inglaterra vê o nascimento de uma nova (e já vencedora) fase, Gales precisa provar que sua aguerrida e também jovem geração não se esgotou em energia, uma marca que começou a parecer bem real desde o Six Nations.