O Blog do Rúgbi

Brasil vai encarar Uruguai e Chile em casa pelo Sul-Americano de Rúgbi

UOL Esporte

Tupis unidos em duelo contra o Uruguai pelo ARC 2016. Foto: João Neto/FOTOJUMP

Tupis unidos em duelo contra o Uruguai pelo ARC 2016. Foto: João Neto/FOTOJUMP

Por Bruno Romano

A Sudamérica Rugby, entidade máxima do esporte na América do Sul e Central, confirmou nesta semana o Brasil como mandante nos dois primeiros jogos do Sul-Americano de 2016.

Os Tupis recebem o Uruguai no dia 23 de abril e o Chile no sábado seguinte, dia 30. O local das partidas ainda será anunciado pela Confederação Brasileira de Rugby (CBRu).

O terceiro adversário do Brasil será o Paraguai, desta vez fora de casa, no dia 7 de maio. O Sul-Americano de Rúgbi XV é disputado em partidas únicas, sem final.

O campeão e o vice ganham vaga para a Sudamérica Rugby Cup (ou Copa Sul-Americana), em 2017. A edição 2016 deste torneio já está marcada para maio, com Chile, Uruguai e Argentina.

Há, portanto, duas taças em disputa: a do Campeonato Sul-Americano da primeira divisão (sem a Argentina) e a da Copa Sul-Americana, com os “hermanos”. A mudança está em vigor desde 2014.

Foi exatamente quando o Brasil conseguiu sua melhor colocação no Sul-Americano, um terceiro lugar, após bater o Chile em jogo histórico. Em 2015, a seleção nacional perdeu seus três jogos e acabou na quarta colocação.

Mas depois da boa campanha no recém-criado Americas Rugby Championship (ARC), novidade do calendário 2016, os Tupis chegam com boas expectativas.

Jogar em casa contra as duas maiores forças do campeonato pode ser decisivo nos embates contra os “Teros” uruguaios e os “Condores” chilenos.