O Blog do Rúgbi

A praia: um dos caminhos para o rúgbi do Brasil

UOL Esporte

Brasil - Beach Rugby

O Brasil tem 7367 quilômetros de litoral divididos em 271 cidades. Milhares de praias. Espaço, portanto, não falta e o rúgbi está cada vez mais presente nas areias. Já existem no país tradicionais torneios de clubes e combinados como o do Morro de São Paulo (BA), Ilhabela (SP), Caiobá (PR), Niterói (RJ) e Rio de Janeiro. Desculpem-me se me esqueci de outros. São todos eles muito bem sucedidos, dentro e fora de campo. Grandes festas do rúgbi!

É neste clima que as areias de Ipanema recebem neste sábado o torneio internacional de rúgbi de praia, tanto feminino quanto masculino. Entre as mulheres estarão as equipes do Brasil, Colômbia, Uruguai e Argentina. Entre os homens, além dos brasileiros, argentinos, italianos e portugueses disputarão este torneio. Na praia, o rúgbi é jogado em recinto de 37m por 28m, com 5 jogadores de cada lado em dois tempos de cinco minutos e intervalo de 2.

O rúgbi de praia é um dos caminhos para a modalidade no Brasil. Um esporte de bastante plástica, que requer muita habilidade tanto com as mãos quanto com os pés. A areia proporciona um belo jogo e o cenário onde é jogado celebra ainda mais o nosso esporte. Um excelente ambiente, fácil de se habituar e que o brasileiro gosta.

No ano passado eu caminhei por uma hora e meia em uma praia. Nessa caminhada vi muito mais grupos jogando futebol, outros menos voleibol, mas em duas oportunidades – para a minha alegria – vi um pessoal que jogava rúgbi. Que daqui a alguns anos eu veja mais!

Por Virgílio Neto, comentarista da ESPN
virgilioneto.wordpress.com/
@virgiliofneto