Brasil encara potências em desafio de rúgbi de praia em Ipanema
UOL Esporte
Por Bruno Romano
Sim, o rúgbi também tem a sua versão pé na areia. E ela é bem divertida (e exaustiva). Um bom jeito de entender a modalidade é a acompanhar a segunda edição do Desafio Internacional de Beach Rugby, marcado para este sábado, no posto 10 da praia de Ipanema, a partir das 14h.
A seleção brasileira feminina defenderá o título contra Argentina, Uruguai e Colômbia. Já os homens encaram Argentina, Itália e Portugal, três adversários com mais tradição do esporte.
O torneio, organizado pela Confederação Brasileira de Rúgbi, é amistoso. A ideia para todos é bem clara: competir, se divertir e divulgar a modalidade. Entre as partidas das seleções, haverá também exibições de times locais.
Na areia, o rúgbi segue as regras do five-a-side, estabelecidas pela World Rugby. Cinco jogadores de cara lado, disputam dois tempos de cinco minutos, com dois de intervalo.
As regras básicas do rúgbi são mantidas, e as principais diferenças são o valor do try (1 ponto em vez de 5) e a ausência de disputas de bola, como o scrum fixo, o lateral e as formações móveis (rucks e mauls). Também é proibido chutar. Resumindo: é um jogo ainda mais dinâmico e corrido, que praticamente não para.
O torneio em Ipanema celebra, claro, a sede do retorno do rúgbi aos Jogos Olímpicos, em 2016. E também fortalece outra recente conquista do esporte. Em junho de 2015, um campo de rúgbi (de areia) com traves oficiais foi inaugurado na praia de Copacabana. A estrutura já tem sido usada por clubes e projetos sociais do Rio.