All Blacks doam camisa para projeto social de rúgbi da Paraisópolis
UOL Esporte
Está em leilão uma camisa oficial autografada por 35 All Blacks. Só o lendário uniforme da Nova Zelândia já seria bem especial, mas este guarda mais histórias. A peça foi um presente dos tricampeões mundiais para o Instituto Rugby Para Todos (RPT), projeto social que leva o rúgbi a Paraisópolis (SP) há mais de 10 anos, e que recebeu os All Blacks no fim de 2013.
A peça foi usada na última partida da Nova Zelândia em 2013, o “ano perfeito” dos homens de preto. Com uma vitória de virada (já com o tempo estourado) sobre a Irlanda, os All Blacks conseguiram um feito de respeito: 14 vitórias na temporada. Nem mesmo neste ano de 2015, quando faturaram o terceiro título mundial, a seleção conseguiu uma campanha invicta.
Inspirados pela histórica visita ao campo do RPT, o Instituto criou a página Haka pelos Leões, que une informações sobre a campanha. O leilão pela camisa já está rolando em uma plataforma digital. Nesta sexta-feira, o lance ronda na faixa de R$ 1.200. A ação termina em 11 dias.
A camisa conta ainda com uma moldura da artista plástica local Berbela, acompanhada de um pôster com imagens dos All Blacks em Paraisópolis e dos feitos da seleção neozelandesa nos últimos quatro anos. A verba do leilão será revertida para projetos do Instituto.
A visita dos All Blacks à comunidade paulistana ficou eternizada por uma exclusiva apresentação de Haka, a dança maori típica pré-jogo. Atletas como Kieran Read, Julian Savea e Beauden Barrett – protagonistas no Mundial 2015 – dividiram suas histórias, ensinamentos e tradições com os jovens da área. O trabalho do Instituto ajudou a formar o time Leões de Paraisópolis, e já revelou atletas para as seleções nacionais.