O Blog do Rúgbi

Rio 2016: World Rugby confirma palcos da luta pela última vaga olímpica

UOL Esporte

Seleção de Samoa é uma das favoritas na disputa da repescagem masculina. Créditos: Getty Images

Seleção de Samoa é uma das favoritas na disputa da repescagem masculina. Créditos: Getty Images

Só resta um lugar para fazer parte do histórico retorno do rúgbi aos Jogos Olímpicos depois de 92 anos. Com 11 dos 12 times confirmados nas chaves masculina e feminina, a World Rugby anunciou nesta quinta-feira as sedes da (tão intensa e esperada) repescagem. Mônaco e Dublin foram as escolhidas.

Para a decisão masculina, o palco será o Stade Louis, no Principado de Mônaco, nos dias 18 e 19 de junho. As mulheres vão duelar pela vaga no UCD Bowl, em Dublin, na Irlanda, no fim de semana seguinte, dias 25 e 26 de junho. A disputa não é nada fácil em cada um dos eventos: são 16 times lutando pelo título.

Com chances entre os homens estão: Uruguai, Chile, Canadá, México, Espanha, Rússia, Alemanha, Irlanda, Hong Kong, Coréia do Sul, Sri Lanka, Tonga, Samoa, Zimbábue, Marrocos e Tunísia. Pelo que apresentaram até aqui, Samoa, Canadá e Rússia são favoritos, com Uruguai, Espanha, Tonga e Zimbábue correndo “por fora”.

Já no feminino, ainda sonham com o Rio 2016: Uruguai, Argentina, México, Trinidad e Tobago, Rússia, Espanha, Irlanda, Portugal, Quênia, Uganda, Zimbábue, Samoa, Ilhas Cook, Cazaquistão, Hong Kong e China. As seleções europeias levam vantagem pelo histórico. Ainda que o Sevens seja a mais imprevisível das modalidades do rúgbi.

Confira abaixo quem já tem a vaga garantida para os próximos Jogos Olímpicos:

RIO 2016 (MASCULINO):

Fiji, África do Sul, Nova Zelândia, Grã-Bretanha, Argentina, Estados Unidos, França, Japão, Austrália, Quênia e Brasil.

RIO 2016 (FEMININO):

Nova Zelândia, Canadá, Austrália, Grã-Bretanha, Colômbia, Estados Unidos, França, Fiji, Japão e Brasil.