O Blog do Rúgbi

Lesão grave e derrota para Alemanha marcam dia histórico do Brasil no rúgbi

UOL Esporte

Crédito: ALE CABRAL/AGIF/ESTADÃO CONTEÚDO

O dia era histórico e de festa para o rúgbi no Brasil. Mas a seleção deixou o amistoso contra a Alemanha com uma preocupação: o asa Matheus Daniel, o Matias, saiu direto para o hospital com suspeita de fratura no tornozelo esquerdo. No campo, derrota para a Alemanha por 31 a 7, no primeiro jogo oficial de rúgbi que o estádio do Pacaembu recebeu.

E a estreia do estádio não poderia ser melhor: recorde histórico de público em uma partida de rúgbi no Brasil. 10.480 pessoas estiveram presentes para acompanhar o amistoso – o ingresso era um livro novo ou em bom estado.

Até os 30 minutos do primeiro tempo, torcedores ainda entravam no Pacaembu para acompanhar o duelo. Depois de muito batuque e comemoração quando o Brasil ia ao ataque, parte da torcida começou a deixar o estádio.

A partida marcou também a despedida de Fernando Portugal do Brasil. O ex-capitão do time de 15 anunciou sua aposentadoria da seleção brasileira.

Essa foi a segunda vez em que Brasil e Alemanha se enfrentaram na história. Na primeira, em jogo realizado no último dia 28 de novembro, os europeus venceram por 29 a 12. Se no futebol as duas seleções são potências, no rúgbi ainda estão em evolução.

O próximo compromisso da seleção brasileira será no dia 12 de dezembro, quando enfrentará a Colômbia, pela repescagem sul-americana, no estádio do Canindé.

O jogo

O lance que tirou Matias da partida aconteceu logo no segundo minuto. Depois de trombar com Fernando Portugal, o asa ficou no chão e precisou ser levado diretamente para o Hospital das Clínicas, na região central de São Paulo.

A partida ficou paralisada por cinco minutos para o atendimento de Matias. Logo após o reinicio, a Alemanha tirou o zero do placar. Rayno Parkinson foi o responsável por converter o pênalti e colocar três pontos para os europeus.

A vantagem ficou ainda maior quando Jaco Otto anotou o primeiro try da partida e Parkinson acertou o chute de conversão. A diferença chegava a 10 a 0.

Apoiado pela barulhenta torcida brasileira, que apoiou a todo instante e não poupou vaias aos rivais, o Brasil anotou seus primeiros pontos nos instantes finais do primeiro tempo. O scrum brasileiro conseguiu arrastar a Alemanha e David Harvey fez a conversão.

As faltas, no entanto, seguiam sendo um problema para os brasileiros. Tanto no último lance do primeiro tempo quanto no início do segundo, os alemães tiveram chances de marcar mais três pontos. E não desperdiçaram. Parkinson e Jeremy Te Huia converteram as duas penalidades, respectivamente.

As infrações brasileiras não pararam até o final da partida. Jaco Otto e Sam Harris ainda conseguiram ampliar o placar final para a Alemanha, no Pacaembu.

Brunno Carvalho
Do UOL, em São Paulo