O Blog do Rúgbi

Bronze no Pan, rúgbi feminino do Brasil encara “pedreiras” no Mundial

UOL Esporte

Em um ano marcado pela conquista da medalha de bronze nos Jogos Pan-Americanos de Toronto, a seleção brasileira feminina de rúgbi voltou a campo nesta quinta-feira na abertura do Circuito Mundial de Sevens, a modalidade olímpica do esporte.

Nesta primeira etapa realizada em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, as brasileiras encararam França, Nova Zelândia e Rússia – e foram derrotadas nos três jogos da primeira fase (é possível ver os jogos no vídeo deste post).

“É importante encarar esses times, pois temos de atuar em nosso auge, já pensando também nos Jogos Olímpicos de 2016”, comentou o neozelandês Chris Neill, técnico da seleção feminina.

O próximo adversário do Brasil será a Irlanda, nesta sexta-feira (às 5h50), na disputa da semifinal da Taça de Bronze. Significa que a seleção nacional pode garantir no máximo o 9º lugar de 12 seleções, caso vença os dois jogos do segundo dia de competição.

O Circuito Mundial representa o próximo degrau do rúgbi feminino brasileiro. Dentro do continente, a equipe soma 10 títulos sul-americanos invictos. No último mês de novembro também se sagrou campeã de um tradicional torneio no Uruguai, o Valentin Martinez, que reúne clubes e selecionados da América do Sul. O Brasil levou duas equipes, que acabaram duelando na final.

Nesta temporada 2015-2016 do Circuito Mundial feminino serão disputadas quatro etapas. Depois de Dubai, o segundo torneio acontece em Barueri (SP), em fevereiro de 2016 – Atlanta (EUA) e Langford (CAN) fecham o calendário, em abril.

Assim como o Circuito Mundial masculino, que começa nesta sexta-feira, também em Dubai, o evento feminino é o melhor termômetro para medir o que se esperar da volta do rúgbi aos Jogos Olímpicos no ano que vem, depois de 92 anos.