O Blog do Rúgbi

Rúgbi limpo: Mundial 2015 comemora nenhum teste positivo de doping

UOL Esporte

Se o Mundial de Rúgbi 2015 já havia sido considerado a “Copa das Copas” pelo sucesso dentro e fora de campo, há mais um bom motivo para celebrar. A World Rugby, entidade máxima do esporte, divulgou nesta terça-feira os resultados oficiais dos exames de doping na competição. Nenhum teste deu positivo.

Ao todo, 468 amostras foram colhidas durante o evento, realizado entre setembro e outubro na Inglaterra e no País de Gales. Todas as 20 seleções passaram por verificações, sendo 200 testes feitos durante o período de jogos e outros 268 em dias sem partidas oficiais.

O trabalho foi feito em conjunto pela WADA e UKAD, agências mundial e britânica antidoping, respectivamente. Todas as amostras (317 de urina e 151 de sangue) foram analisadas no Centro de Controle de Drogas do laboratório do King’s College, em Londres.

O trabalho de prevenção ao uso de doping no rúgbi, chamado de Keep Rugby Clean, já havia sido elogiado pela WADA antes do Mundial.

Desta vez, a competição também marcou outra novidade: a primeira Copa do Mundo de Rúgbi com controle de Passaporte Biológico de Atleta (ou PBA). Cerca de 30% dos testes de 2015 foram feitos sobre as regras do novo sistema, que une níveis ainda mais elevados de teste com programas educativos.

O último caso emblemático de doping no esporte foi do escocês Sam Chalmers, banido por dois anos do rúgbi por uso de esteróides, depois de ser flagrado em um teste nos treinos da seleção Sub-20 de seu país. Sam é filho de Craig Chalmers, ex-abertura da Escócia e dos Lions. Os dois falam abertamente da questão no vídeo deste post.