O Blog do Rúgbi

Tudo do mata-mata: os segredos (e os fantasmas) de Nova Zelândia e França

UOL Esporte

O duelo que todos queriam rever: a Nova Zelândia, de Richie McCaw, e a França, de Thierry Dusautoir

O duelo que todos queriam rever: a Nova Zelândia, de Richie McCaw, e a França, de Thierry Dusautoir

Esta já é a melhor Copa de todos os tempos. Os números comprovam. Os fãs de rúgbi (e os especialistas) também. Mas o melhor ainda está por vir.

Na expectativa das quartas-de-final, fomos atrás do que pode fazer a diferença nos duelos de gigantes do rúgbi mundial. Pela ordem de respeito, começamos com os atuais campeões e líderes do ranking mundial.

E para nossa sorte, esperando grandes jogos de rúgbi, Nova Zelândia e França vão reeditar logo de cara duas finais de Copa: 1987 e 2011.

Nova Zelândia x França
(Millenium Stadium, País de Gales; 17/10, 16h)

Os All Blacks não perdem um jogo de Mundial desde 2007. De lá para cá são 11 vitórias – além do título de 2011, claro. Mas a última derrota vem à memória na forma de um fantasma francês.

Os homens de preto foram eliminados em 2007 pela França, anfitriões daquela Copa, ainda que o jogo tenha sido em Cardiff, mesmo palco do duelo do próximo fim de semana.

Os Les Blues ganharam novamente dos All Blacks em 2009, jogando em Dunedin, na Irlanda. Nos oito jogos seguintes, só deu Nova Zelândia.

A confiança, no entanto, foi exatamente o que levou os All Blacks à ruína dois mundiais atrás. Pelos menos nessa armadilha eles não vão cair de novo.

Do elenco atual, apenas o capitão Richie McCaw e o abertura Dan Carter estavam naquele time titular de 2007. O treinador Steve Hansen também fazia parte da comissão técnica.

Com ânimos renovados, o trio (e todos os All Blacks) terão a melhor chance de suas vidas para exorcizarem o maior demônio do país do rúgbi em mundiais.

Mas não custa lembrar que a única seleção do hemisfério norte que já venceu os All Blacks em Copas foi a França. E não foi “sorte de iniciante”. Além de 2007, eles também aprontaram em 1999 – duas das únicas seis derrotas da Nova Zelândia na história do torneio.
O sinal de alarme já foi ligado. O New Zealand Herald chama os franceses de “o pior encontro possível para os All Blacks” nas quartas-de-final. De fato, é o mais traiçoeiro.

Se a França achar uma nova forma de reverter o cenário, depois de uma derrota massacrante para a Irlanda, vai se encher de uma força capaz de levá-los ao primeiro título mundial.

Mesmo com toda fama, o camisa 10 Dan Carter nunca brilhou em mundiais; o sucesso contra a França depende dele

Mesmo com toda fama, Dan Carter nunca brilhou em mundiais; o sucesso contra a França depende dele

MUNDIAL 2015: recordes (e médias) da primeira fase:

> 2.020 pontos (51 por jogo)
> 60 pontos: Greig Laidlaw, Escócia

> 231 tries (5,7 por partida)
> 5 tries: Bryan Habana (África do Sul) e Julian Savea (Nova Zelândia)

> 179 pontos feitos: Argentina
> 50 offloads: Argentina

> 585 tackles: Escócia
> 41 roubadas de bola: Fiji

> 389 metros corridos: DHT Van der Merwe, Canadá
> 51 tackles: Michel Leith, Japão

> 1.881.023 torcedores (47 mil por jogo)
> 97 % de ingressos vendidos

Festa dentro e fora de campo: irlandeses comemoram a vitória contra a França no último domingo

Festa dentro e fora de campo: irlandeses comemoram a vitória contra a França no último domingo